Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Apresentação

Palestra concerto de divulgação em astronomia e de canto clássico, onde as músicas e as intervenções de ciência se vão interligando de forma coerente. 

O espetáculo, para o público em geral, segue um modelo minimalista: piano, voz e projeção de imagens. O título é inspirado no livro "Harmonices Mundi" do astrónomo alemão Johannes Kepler, publicado em 1619. Os séculos XVIII a XX emprestam as obras musicais a uma palestra onde se fala do Sol, da Lua, de planetas, de outras estrelas, de galáxias e do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra, entre outros. Imagens dos mais modernos instrumentos astronómicos (tal como o telescópio espacial James Webb) servem de mote para uma conversa contada e cantada. 

As primeiras récitas desta palestra concerto realizaram-se em 2020, por ocasião II Ciclo de Música Orphika (promovido pela Universidade de Coimbra) no átrio da entrada principal do Observatório e para um número reduzido de participantes. Em dezembro de 2022, levantadas as medidas de distanciamento social, o evento cumpriu o desígnio original e foi apresentado no Planetário do Observatório, com um programa renovado. Desde então esta ideia tem sido repetida na Universidade de Coimbra e outros locais.

A palestra concerto foi concebida e é interpretada pelo astrónomo João Fernandes, acompanhado pela pianista Raquel Resende.

pauta

Pormenor do livro Harmonices Mundi de Johannes Kepler (1571-1630)