Fragmentos…
…de uma narrativa pessoal que circula em torno de pedaços sonoros e visuais de emoções e que tem como ponto de partida a memória.
São fragmentos que fazem despertar os nossos sentidos e fazem correr a nossa vida… há fragmentos de tristeza, de desilusão, de contemplação, mas também de alegria, de esperança, de tranquilidade…
É um rememorar constante de mundos sonoros e visuais próprios, em constantes relembranças de mais do que apenas simples memórias desbotadas e onde, em cada instante se constrói uma tonalidade emocional distinta.
Por um momento, diversos fragmentos de emoções que não se querem guardados mas sim partilhados para serem transformados momentaneamente de forma a fazerem sentido…
Sinopse
perhaps only as a memory é uma performance de música eletrónica ambiental que procura envolver o público numa névoa de recolhimento, numa experiência meditativa e intimista, pensada para usufruir e fruir o espaço de apresentação. A performance abre sob um manto de serenidade, revestido por texturas que gradualmente e de uma forma subtil se vão desenrolando melodicamente sem chegarem a ser dissonantes, com uma complexidade suficiente para fascinar. Prossegue seguindo padrões continuados, símbolos de uma restrição inquieta e de uma esperança resignada, que fluem e refluem, com o recurso a pequenas variações sonoras de timbres que aparentam estar deslocados. Estruturas sonoras que simulam ser rigidamente simples, sendo simultaneamente emocionais e melancolicamente sedutoras, criando-se assim uma atmosfera de ambiguidade emocional. perhaps only as a memory procura revelar paisagens sonoras evocativas e terrenas, quer se trate de uma audição ativa ou passiva. O ouvinte passivo vai encontrar pedaços instantâneos de serenidade absoluta enquanto uma escuta mais profunda revela uma viagem cruamente retratada e muitas vezes dramática, assombrada por memórias. Uma união de êxtase e movimento em frente que relaxa e fascina de forma igual, onde melodias integradas emergem como fantasmas, apenas para anunciar a sua presença antes de se derreterem no éter.
Biografia e outras informações sobre o projeto podem ser consultadas na Folha de Sala.
Projeto de Doutoramento (em curso)
Dinis, Frederico. “Sensações Sinuosas e Emoções Hipnóticas – Performance Sonora e Visual na Contemporaneidade”. Tese de doutoramento em Estudos Artísticos, na especialidade de Estudos Teatrais e Performativos, orientada por Fernando Matos Oliveira (Universidade de Coimbra) e Pedro Tudela (Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto) ao Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
 
                         
                     
                 
      