Hartmut Neven
18 de junho de 2025 | Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra
Hartmut Neven é vice-presidente de engenharia da Google e diretor do laboratório de Inteligência Artificial Quântica da mesma empresa (Google Quantum AI), que fundou em 2012. Foi Neven quem cunhou os termos "Quantum Machine Learning" e "Quantum AI" e, em 2007, implementou os primeiros algoritmos de aprendizagem automática e reconhecimento de imagem num computador quântico. Em 2019, a equipa do Quantum AI fez história ao demonstrar que um computador quântico consegue resolver um problema computacional intratável para computadores clássicos. As suas equipas foram também as primeiras a instanciar fisicamente cristais de tempo, anyons não abelianos e wormholes transitáveis utilizando um processador quântico.
O investigador estudou Física e Economia no Brasil, em Colónia, Paris, Tübingen e Jerusalém, tendo obtido o doutoramento em 1996, com foco em robôs móveis autónomos e carros autónomos. Os seus interesses de investigação cruzam frequentemente fronteiras científicas e filosóficas, muito antes destas se tornarem populares. Em 1992, escreveu uma dissertação de mestrado sobre dinâmica neuronal para reconhecimento de objetos e, em 2003, patenteou uma técnica para análise de imagens captadas por telemóveis com recurso a redes neuronais. Em 2012, a sua equipa criou o conceito de imagens adversariais, que viria a abrir caminho para a arte deep dream.
“Hartmut Neven é um cientista de elevada reputação e projeção mundial. Para além do reconhecimento do elevado mérito científico em várias áreas da FCTUC, esta nomeação está alinhada com a estratégia de criação de parcerias e fortalecimento da iniciativa de computação quântica da Universidade de Coimbra”, refere a proposta da Faculdade de atribuição do Grau ao investigador, que lidera o Quantum Artificial Intelligence Lab da Google e foi o criador da “Lei de Neven” (que demonstra a viabilidade da computação quântica).
Proposta de atribuição do grau: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Apresentante: Paulo Marques | Elogio do Doutorando: Constança Providência
Elogio do Apresentante: António Jorge Ferreira