São flores, Coimbra! na UC - uma parceria pela biodiversidade que vai dar cor à universidade

O projeto ambiental Jardim Monte Formoso está a reunir uma equipa de voluntários, aberta a toda a comunidade académica. As inscrições já estão a decorrer.

02 setembro, 2025≈ 3 mins de leitura

Os canteiros localizados entre o Departamento de Física e o Departamento de Química da UC vão ficar mais coloridos. Em linha com o seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a valorização do património natural, a Universidade de Coimbra formalizou recentemente um acordo de cooperação com o projeto ambiental Jardim Monte Formoso.

A parceria visa envolver a comunidade académica na regeneração dos espaços, através do voluntariado, da sensibilização ambiental e da aprendizagem prática. Pretende-se reintroduzir espécies autóctones, contribuindo para a preservação da flora nativa portuguesa e promover a biodiversidade e o bem-estar através de soluções de baixo impacto ambiental, como a utilização de ollas (sistemas tradicionais de rega por infiltração).

A primeira ação acontece já no próximo dia 8 de novembro, com a recuperação e revitalização de canteiros localizados entre o Departamento de Física e o Departamento de Química da UC, contribuindo para o conhecimento e valorização do património natural português e promovendo os valores da sustentabilidade ambiental e a funcionalidade e fruição do espaço público.

Para este efeito, o projeto ambiental Jardim Monte Formoso está a reunir uma equipa de voluntários, aberta a toda a comunidade académica. As tarefas incluem limpeza e remoção de espécies invasoras; plantações, sementeiras e transplantes; regas e manutenção e ainda observação e registo da evolução das espécies.

As inscrições estão disponíveis aqui.

Leia a notícia original aqui.

Partilhe