O nosso compromisso
-
Ser uma Universidade Positiva com a Natureza, dedicada a abordar os seus impactes e influência na mesma, de tal forma que os monitoriza e age sobre os resultados para promover a conservação e restauro dos ecossistemas aquáticos, com base na hierarquia de mitigação e conservação, prevenindo riscos, mitigando impactes negativos e promovendo impactos positivos na atuação institucional. Tal inclui proteger espécies indicadas como ameaçadas em listas de conservação e controlar espécies invasores.
-
Ao assumir os 6R – reduzir, reutilizar, reciclar, repensar, redesenhar e reeducar – como pilares na transição para uma economia circular, a Universidade de Coimbra compromete-se a reduzir a poluição marinha implementando práticas eficazes para controlar poluentes, e resíduos que podem atingir os mares e oceanos. A implementação de práticas de gestão de resíduos na Universidade de Coimbra, previne o descarte de plásticos e outros poluentes nos percursos de água, visando proteger os ecossistemas marinhos e promover a sustentabilidade ambiental.
-
Investir em investigação dedicada aos ecossistemas marinhos e desenvolver métodos eficazes para monitorizar e avaliar a saúde dos oceanos e áreas costeiras.
Talvez não saiba, mas...
O Laboratório MAREFOZ é a Infraestrutura do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente que, através da Universidade de Coimbra, aposta numa presença permanente no Município da Figueira da Foz, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região, científico, económico, social e cultural. Apoia a autarquia e empresas da região, nomeadamente na implementação do conceito de Economia Azul, em virtude do reconhecimento da importância social e do valor económico do mar.
O Centro de Ciências do Mar e do Ambiente está vocacionado para o estudo dos sistemas aquáticos e para a implementação de Diretivas e Estratégias Europeias de apoio ao desenvolvimento sustentável, centrando a sua missão na investigação científica, educação, transferência de conhecimento e tecnologia, divulgação científica e promoção da Literacia do Oceano. O Centro tem competências para abordar científica e tecnologicamente todos os tipos de sistemas aquáticos, desde as bacias hidrográficas, aos estuários, passando pelos ecossistemas costeiros e marinhos de grande dimensão, num contexto de alterações globais e impactos antropogénicos cumulativos.
O Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz (CUCFF), visa o desenvolvimento da missão universitária nos domínios da formação, investigação e inovação, através do desenvolvimento de um conjunto de atividades transdisciplinares e projetos relacionados com o desenvolvimento sustentável, designadamente nas áreas do turismo sustentável, da economia de mar e da economia circular. Oferece cursos focados no ecossistema marinho como: Licenciatura em Biologia Marinha e onde decorreram os cursos não conferentes de grau de "Prevenção do Lixo Marinho Através da Literacia Oceânica" e "Restauro Ecológico de Rios e Sistemas Costeiros".
A Universidade de Coimbra coordena o projeto OneAquaHealth com objetivos que passam por demonstrar a interligação entre a saúde dos ecossistemas aquáticos de água doce e o bem-estar humano em contextos urbanos. O projeto pretende promover a monitorização ambiental através de indicadores de alerta precoce e disponibilizar um Sistema de Vigilância Ambiental baseado em IA para apoiar decisões e medidas de recuperação ecológica. Envolve stakeholders relevantes, sensibilizando-os para a importância dos rios urbanos e fornecendo ferramentas digitais para monitorização contínua.
A Universidade de Coimbra promove atividades de transferência de conhecimento Ciência-Sociedade e de Sensibilização ambiental, que visa dar a conhecer os ecossistemas ribeirinhos e a sua importância para as cidades, promovendo a sua recuperação através do projeto CresceRio e outras iniciativas.
A Universidade de Coimbra aderiu em outubro de 2024 à rede Nature Positive Universities, concretizando uma ação do seu Plano de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (2023-2027) e reforçando o compromisso para abordar os impactes e a influência institucionais na natureza. Saiba mais aqui.
Em outubro de 2024, a Universidade de Coimbra estabeleceu dois protocolos de colaboração com a empresa municipal Águas de Coimbra para promover a gestão sustentável da água:
- Monitorização dos consumos de água nas instalações da UC, com acesso aos dados de consumos registados em todos os contadores instalados na UC, bem como a prestação de serviços complementares, que possam contribuir para uma gestão mais eficiente da água;
- Disponibilização de pontos de água a todos os utilizadores da UC. O acordo prevê a constituição de uma equipa técnica, com elementos de ambas as entidades, que avalie e verifique as melhores localizações nos edifícios da Universidade de Coimbra para a instalação de equipamentos dispensadores de água.
Esta parceria permite à UC gerir de forma eficiente os recursos hídricos, prevenir desperdícios e reduzir poluentes plásticos, contribuindo diretamente para a proteção dos ecossistemas aquáticos e marinhos.
Saiba mais aqui.