O nosso compromisso
-
Assegurar que a aquisição de produtos alimentares priorize fornecedores locais e adote critérios ambientais que promovam práticas agrícolas sustentáveis e a sustentabilidade ambiental.
-
Implementar práticas sustentáveis na produção de alimentos realizada na Universidade de Coimbra.
-
Ser uma Universidade Positiva com a Natureza, dedicada a abordar os seus impactes e influência na mesma, de tal forma que os monitoriza e age sobre os resultados para promover a conservação e restauro dos ecossistemas terrestres, com base na hierarquia de mitigação e conservação, prevenindo riscos, mitigando impactes negativos e promovendo impactos positivos na atuação institucional. Tal inclui proteger espécies indicadas como ameaçadas em listas de conservação e controlar espécies invasores, especialmente nos espaços dos campi.
-
Assumir os 6R – reduzir, reutilizar, reciclar, repensar, redesenhar e reeducar – como base para uma economia circular, reduzindo o consumo de materiais descartáveis e promovendo o uso de matérias-primas biodegradáveis. Garantir a correta gestão de resíduos nos campi, protegendo o solo, a água e os habitats naturais, em alinhamento com a conservação e uso sustentável dos ecossistemas terrestres e de água doce.
-
Estimular a reflorestação local e regional de zonas afetadas por fenómenos extremos, como incêndios ou tempestades, estabelecendo colaborações com entidades responsáveis pela conservação da natureza.
-
Constituir e preservar um cada vez maior número de espaços verdes e de lazer no perímetro universitário, proporcionando uma ligação forte e conciliadora entre a comunidade académica e o meio envolvente, e tornando os espaços mais aprazíveis.
Talvez não saiba, mas...
No processo de aquisição de géneros alimentares são aplicados critérios ambientais e de proximidade na seleção das entidades fornecedoras, incentivando a adoção de práticas sustentáveis na cadeia de fornecimento. São tidos em conta fatores como: A) origem e impacte ambiental, b) estatuto de agricultura familiar e ainda c) qualidade certificada de modo de produção biológico. O distrito de Coimbra concentra as empresas fornecedoras responsáveis pelo maior volume de encomendas efetuadas pela Universidade de Coimbra. A aposta em fornecedores locais contribui para a redução dos custos de transporte, das emissões de gases com efeito de estufa associadas à cadeia de fornecimento e para a dinamização da economia regional. A título de exemplo, podem consultar o programa do procedimento de uma aquisição de produtos ultracongelados, realizado em 2024.
A Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável, é uma plataforma integrada de investigação, formação, informação e comunicação de ciência nos domínios da biodiversidade, ecologia, conservação e desenvolvimento sustentável, entre Portugal e outros países lusófonos, tendo sido a primeira Cátedra da Universidade de Coimbra com o selo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
A Universidade de Coimbra dispõe de espaços únicos e de referência que desempenham um papel crucial na promoção, proteção e preservação da biodiversidade, nomeadamente através do Jardim Botânico, do Herbário, da Algoteca e da Coleção de Culturas e Bactérias.
São desenvolvidas diversas iniciativas em prol da preservação e restauração da biodiversidade como é exemplo da iniciativa UC.Plantas integrada nas atividades de receção aos/às novos/as estudantes, que consiste no convite à adoção, durante o ano letivo, de uma planta da flora nativa do território nacional, sendo posteriormente devolvidas ao Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e plantadas em espaços verdes da região.
O Laboratório Espécies Invasoras em Portugal do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra promove várias atividades de controlo de plantas invasoras com a colaboração de vários grupos de voluntários/as.
A Imprensa da Universidade de Coimbra planta o número de árvores correspondente ao papel usado nas impressões das obras que edita para compensar o impacte ambiental resultante da produção de livros impressos. Mais informações em: https://noticias.uc.pt/artigos/arvores-por-livros-imprensa-da-uc-promove-evento-para-assinalar-reflorestacao-da-mata-do-observatorio/