/ ODS em Destaque

ODS 6 | Água Potável e Saneamento

O nosso compromisso

  • Adotar práticas de gestão eficiente de recursos hídricos.

  • Implementar iniciativas de redução e reutilização de água.

  • Disponibilizar água potável nos campi a toda a comunidade académica.

  • Promover a consciencialização e educação sobre a importância da água e do saneamento para a saúde e o meio ambiente.

  • Garantir que os materiais perigosos utilizados nas instalações dos campi, sejam devidamente geridos através de circuitos de recolha especializados, garantindo que não haja contaminação dos circuitos da água, mantendo-os seguros e livres de poluentes.

Talvez não saiba, mas...

No Jardim Botânico e no Palácio de São Marcos procede-se à captação e ao armazenamento de água da chuva para efeitos de rega.


A UC dispõe de um conjunto de 38 bebedouros purificadores de água nas instalações afetas aos Serviços de Ação Social da UC, garantindo a disponibilização gratuita de água potável à comunidade académica em todos os seus campi.


A UC implementa várias medidas com vista a uma gestão eficiente da água, nomeadamente a substituição gradual de torneiras por torneiras mais eficientes e a implementação, nas residências universitárias, de redutores de caudal de águas sanitárias em todas as torneiras e chuveiros.