O nosso compromisso
-
Promover a redução da pegada carbónica.
-
Promover o uso eficiente e sustentável da energia em todas as atividades da Instituição.
-
Investir em fontes de energia renovável, promovendo sempre que possível o investimento em setores/serviços/produtos que promovam a energia limpa e renovável, reduzindo a utilização de energias provenientes de combustíveis fósseis até à sua eliminação.
-
Promover iniciativas para reduzir o consumo de energia recorrendo a práticas sustentáveis de consumo energético.
-
Garantir a eficiência energética dos edifícios e manter os esforços para certificação energética dos mesmos, nos termos da legislação em vigor para a administração pública.
Talvez não saiba, mas...
A Universidade de Coimbra tem um total de 2 136 painéis fotovoltaicos com uma potência instalada de 559,6 kVA que produzem energia elétrica e que permitem o autoconsumo da energia elétrica produzida através de uma fonte renovável.
São implementadas várias medidas de eficiência energética como a substituição progressiva de sistemas de iluminação, a aquisição de eletrodomésticos com níveis de eficiência superiores ou a instalação de detetores de movimento para a iluminação das zonas comuns das residências.
A Universidade de Coimbra tem em curso o projeto de criação de uma Comunidade de Energia Renovável que pode atingir os 11 MW (13750 kVA) de potência instalada com a criação de parques fotovoltaicos no polo II e em São Marcos, que permitirão uma produção capaz de responder a parte significativa do consumo de eletrícidade.
A iniciativa interdisciplinar Energia para a Sustentabilidade da Universidade de Coimbra é uma plataforma de colaboração multidisciplinar que congrega docentes, de diversas faculdades e de mais de uma dezena de unidades de investigação e desenvolvimento, com longa experiência em temas ligados à energia e ao desenvolvimento sustentável, tendo por objetivo dar resposta a desafios na área da sustentabilidade energética.
A Universidade de Coimbra tem edifícios registados no Barómetro ECO.AP - uma ferramenta informática de apoio à execução e monitorização do Programa de Eficiência de Recursos na Administração Pública- assim como edifícios com certificação energética.