Visão e Estratégia

Ser internacionalmente reconhecida como uma universidade de investigação, em que a produção de conhecimento de elevada qualidade influencie o processo educativo e aumente a partilha de conhecimento com a sociedade, dando resposta aos problemas que são de todos/as e de cada um/a e contribuindo sem reservas para o desenvolvimento sustentável.

A adoção plena de estratégias de gestão sustentável das suas atividades e recursos e de responsabilidade social na sua atuação constitui um firme compromisso da Universidade de Coimbra para com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Este compromisso, claramente espelhado no Plano Estratégico, na(s) sua(s) visão(ões) e nas suas linhas orientadoras, é uma premissa diária que conta com o contributo empenhado de toda a comunidade académica.

Uma universidade aberta e global privilegia a partilha de conhecimento e assume a vontade inequívoca de responder aos problemas que são preocupações para a sociedade, como preconizado pela Agenda 2030.
A grande diversidade e complexidade dos desafios societais – cruzando transversalmente diversas áreas do saber –, e o imperativo de que uma universidade de investigação se envolva na procura de soluções, são uma oportunidade única para a Universidade de Coimbra, abrindo-se novas perspetivas no relacionamento com a sociedade.

A sustentabilidade e a responsabilidade social representam atitudes, comportamentos e ações transversais a toda a instituição que enquadram e estão sempre presentes, contribuindo claramente para elevar os níveis de desenvolvimento locais e globais. A Universidade de Coimbra assume, neste âmbito, duas dimensões que se destacam pela sua relevância e pela sua emergência no contexto atual.

A primeira, o ambiente e ação climática, tendo a UC assumido a ambição de ser o primeiro estabelecimento de ensino superior público português a atingir a neutralidade carbónica até 2030, através do desenvolvimento de uma estratégia de sustentabilidade ambiental e da consciencialização da comunidade para o impacto da mudança de comportamentos no combate às alterações climáticas.

No âmbito da cidadania, igualdade e inclusão, a UC promove a cidadania ativa e esclarecida, socialmente responsável e inclusiva, preservando o direito a ter direitos, no respeito pela dignidade, pela igualdade e pelo direito à diferença, para que todos/as possam atingir o seu potencial, numa construção coletiva de objetivos e desafios comuns.

Reforçamos a consciência e a ação cívica, avaliamos impactos e respondemos às necessidades do presente, sem comprometer o futuro!

Sustentabilidade e Responsabilidade Social

A afirmação da UC em patamares de excelência pressupõe a adoção de uma perspetiva de gestão sustentável das suas atividades e recursos e de responsabilidade social na sua atuação, permitindo-lhe responder às necessidades do presente, sem comprometer o futuro, reforçando a consciência e a ação cívica.

A sustentabilidade e a responsabilidade social representam atitudes, comportamentos e ações transversais à UC que enquadram e estão sempre presentes na sua atividade, em duas dimensões que, pela sua relevância e pela sua emergência no contexto atual, determinam um firme compromisso com o desenvolvimento sustentável e com os direitos humanos: o ambiente e ação climática e a cidadania, igualdade e inclusão.

A Universidade de Coimbra tem demonstrado um forte compromisso com o investimento em prol do ambiente e ação climática e da cidadania, igualdade e inclusão.

Tem investido em bolsas de estudo complementares às atribuídas pelo Estado, para estudantes económicamente carenciados, através de um Fundo de Apoio Social próprio, de um protocolo mecenato com a Fundação Santander e ainda em parceria com a Associação Académica de Coimbra através do Fundo de Emergência António Luis Gomes. Para além disso, investe em apoios à comunidade a vários níveis como, por exemplo, o apoio psicológico, serviços de saúde e iniciativas de integração para estudantes internacionais e refugiados.

Do ponto de vista energético, a UC tem investido fortemente em medidas significativas para aumentar a sua eficiência, incluindo a instalação de painéis fotovoltaicos em diversos edifícios. Além disso, a UC encontra-se a constituir uma Comunidade de Energia Renovável que irá contribuir para a meta de alcançar a neutralidade carbónica até 2030. Em paralelo, prossegue um esforço de redução de consumos no âmbito do qual estão a ser instalados sensores e desenvolvido um software que permitirá, em termpo real, monitorizar os consumos de energia, água e gás, nos múltiplos edifícios que constitui o património da instituição.

A UC aposta na investigação ligada à sustentabilidade, investindo na captação de financiamento nacional e internacional para dar resposta aos desafios ambientais e sociais, am alinhamento com a Agenda 2030 das Nações Unidas, reforçando o papel da Universidade como um polo de inovação sustentável. As áreas estratégicas da UC dizem respeito a Saúde; Clima, Energia e Mobilidade; Recursos Naturais, Agroalimentar e Ambiente; Digital, Indústria e Espaço; e, Património, Cultura e Sociedade Inclusiva.

Outro investimento que tem vindo a ser feito pela UC é ao nível da educação para o desenvolvimento sustentável. Complementarmente à aposta em novas ofertas formativas neste âmbito, é de destacar a inauguração do Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz (CUCFF), que visa o desenvolvimento da missão universitária nos domínios da formação, investigação e inovação, através do desenvolvimento de um conjunto de atividades transdisciplinares e projetos relacionados com o desenvolvimento sustentável, designadamente nas áreas do turismo sustentável, da economia de mar e da economia circular.

1. Ambiente e Ação Climática

Implementar uma estratégia de sustentabilidade ambiental e de gestão eficiente de recursos que permita à Universidade de Coimbra ser a primeira universidade portuguesa a alcançar a neutralidade carbónica, consciencializando a comunidade académica para a conservação da natureza e da biodiversidade.


Linhas de Orientação Estratégica:

  • Definir uma estratégia de sustentabilidade ambiental e energética nos campi da Universidade de Coimbra.
  • Implementar medidas para uma gestão eficiente de recursos, promovendo a economia circular e o combate ao desperdício.
  • Promover a conservação da natureza e da biodiversidade.

Alinhada com o compromisso na gestão sustentável das suas atividades e recursos, tendo sempre como objetivo responder às necessidades do presente, sem comprometer o futuro, a UC envolve-se ativamente, e estimula o envolvimento contínuo e a contribuição da sua comunidade académica, alocando as competências e valências técnicas e científicas de que dispõe, no acompanhamento e mitigação do impacto das alterações climáticas e no alcançar conjunto da sustentabilidade ambiental.

O comportamento individual e institucional é determinante para o futuro do nosso planeta!

Metas:

  • Alcançar 1 intervenção estruturante que garanta a requalificação e a conservação dos espaços verdes, por polo da UC (polo I, II e III) e na Quinta de São Marcos.
  • Diminuir 5-12% a pegada carbónica (são calculadas emissões de âmbito 1 e 2).
  • Atingir 5-10% no peso do autoconsumo com origem em fontes de energia renováveis.

2. Cidadania, Igualdade e Inclusão

Promover a cidadania ativa e esclarecida, socialmente responsável e inclusiva, preservando o direito a ter direitos, no respeito pela dignidade, pela igualdade e pelo direito à diferença, para que todos/as tenham acesso a um ambiente seguro, equitativo e acolhedor.


Linhas de Orientação Estratégica:

  • Acautelar fatores de vulnerabilidade da comunidade estudantil através do fortalecimento da ação social, assegurando o acesso equitativo à educação, promovendo o sucesso escolar e melhorando as suas condições de vida.
  • Combater as desigualdades de género e garantir a igualdade de oportunidades, eliminando estereótipos, desequilíbrios e barreiras numa perspetiva interseccional.
  • Promover políticas de inclusão social e de proteção de minorias, a coesão social e os direitos humanos, defendendo princípios civilizacionais e éticos e o direito à diferença.
  • Promover a cidadania esclarecida e responsável e consciencializar a ação para comportamentos sustentáveis, contribuindo para a formação integral dos/as cidadãos/ãs.

A Universidade de Coimbra assume-se como uma Universidade global e inclusiva onde a cidadania, igualdade e inclusão é uma premissa da atuação diária e da construção do futuro.
A responsabilidade social, os direitos humanos, a luta pela igualdade, pelo acesso e pela equidade é de inequívoca importância hoje e sempre.
Estas vertentes assumem na UC um caráter fundamental e transversal, passando também pelo fortalecimento da ação social, pelo assegurar da equidade e da promoção do sucesso escolar, pela melhoraria das condições de vida da comunidade estudantil e pelo combate de todas as desigualdades.

São as atitudes, comportamentos e ações que determinam o caminho da Humanidade!

Metas:

  • Aumentar 15-20% o volume de apoios sociais atribuídos a estudantes (bolsas UC, bolsas Santander Futuro, bolsas Estudante-Atleta e PASEP).
  • Aumentar 100-150% o número de ações de voluntariado desenvolvidas.
  • Aumentar 100-150% o número de programas de capacitação em sustentabilidade e responsabilidade social.
  • Aumentar 3-7 p.p. a percentagem de mulheres inscritas em cursos do 2.º e 3.º ciclos na área de tecnologia da informação e comunicação e nas áreas das engenharias.