Unidade Orgânica Faculdade de Letras (FLUC)
Tipo de Formação Não conferente de grau
Modalidade de Formação Ensino a Distância (assíncrono)
Língua de Aprendizagem Português
N.º da Edição 5
N.º de horas 108 horas
N.º de ECTS 4
Acreditação N/A
Preço 250€
Datas importantes
Data de Início 23.10.2025
Data de Fim 20.02.2026
Candidatura até 15.09.2025
Apresentação do curso
O curso a distância, com a duração de 108 horas, divide-se em 9 módulos temáticos (antecedidos por um de ambientação à plataforma), contemplando atividades que visam o desenvolvimento de competências nas diferentes modalidades de uso da língua (recetivas e produtivas, do domínio da oralidade e da escrita), o reconhecimento das relações semânticas e formais entre unidades lexicais e a aprendizagem de estruturas gramaticais. Prevê-se que os/as estudantes ocupem entre 6 a 8 horas por semana nas atividades do curso, trabalhando quer autonomamente (leitura e audição de materiais e realização de tarefas e exercícios que compõem os módulos), quer acompanhados/as pelo/a docente (interação oral e escrita).
Aviso de Abertura:
Destinatários
Estudantes estrangeiros que pretendam iniciar o seu estudo da língua portuguesa (nível A1).
Fatores de diferenciação
O curso integra a oferta formativa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a única instituição com mais de nove décadas de experiência no ensino de Português como Língua Estrangeira.
Funcionando integralmente em regime de e-learning, este curso poderá ser frequentado por estudantes em qualquer ponto do mundo, interessados em iniciar-se no estudo do português).
Objetivos
A formação a proporcionar neste curso é destinada a estudantes estrangeiros que pretendam alcançar um nível de iniciação de proficiência em língua portuguesa. Para além de desenvolver competências linguísticas que permitam comunicar em português, através de estruturas simples e léxico básico que visam satisfazer necessidades concretas, o curso permite, igualmente, adquirir conhecimentos sobre alguns aspetos da realidade e da cultura portuguesas.
Conteúdos Programáticos
O curso estrutura-se em 9 módulos temáticos:
- Identificação e caracterização pessoais
- Casa e meio-ambiente
- Alimentação
- Vida diária
- Tempos livres
- Viagens e deslocações
- Compras
- Serviços
- Saúde e higiene
Conteúdos gramaticais:
1. Classes de palavras (aspetos formais e semânticos)
- Verbo: presente, pret. perfeito e imperfeito do indicativo; imperativo (afirm.); inf. impessoal; perífrases com inf.
- Nome
- Adjetivo
- Determinante: artigo (def. e indef.), demonstrativo e possessivo
- Pronome: pessoal (suj., reflexo, CI e com preposição), demonstrativo, possessivo e interrogativo
- Advérbio
- Preposição (contração com det.)
2. Sintaxe
- Concordância
- Ordens sintáticas não marcadas
- Frases negativas e interrogativas
- Frases simples e complexas: coordenadas e subordinadas com indicativo e infinitivo (causais; temporais; finais; completivas)
3. Léxico
- Formação de palavras: derivação
- Relações semânticas
- Colocações
Metodologia
O curso a distância recorre fundamentalmente ao método ativo de ensino-aprendizagem, proporcionando aos/às estudantes a exposição a input linguístico relevante, bem como oportunidades de produção oral e escrita, com feedback corretivo. No contexto da apresentação de conteúdos gramaticais, recorrer-se-á, igualmente, ao método expositivo.
A comunicação é maioritariamente assíncrona, havendo pontualmente sessões síncronas por videoconferência (facultativas). As datas e horários das sessões síncronas são fornecidos no início do curso.
A 1ª SESSÃO SÍNCRONA decorrerá no dia 28.10.2025 [14h00-15h30]. A participação nesta sessão é recomendada para orientação inicial sobre o funcionamento do curso e navegação pela plataforma de aprendizagem.
O curso está organizado em 9 módulos temáticos. Cada módulo está, por sua vez, dividido em submódulos. Dentro de cada submódulo, apresentam-se textos, vídeos ou áudios (recursos) que funcionam como estímulos para a realização de exercícios práticos. Sempre que necessário, indicam-se recursos de outra natureza (apêndice gramatical, por exemplo) que auxiliarão os/as estudantes na resolução das atividades.
Dentro dos prazos estipulados, estas atividades podem ser realizadas ao ritmo dos estudantes. Os módulos abrem sequencialmente em datas específicas e as atividades devem ser realizadas dentro do período definido no Cronograma.
Avaliação
A avaliação é contínua com atividades formativas e sumativas de tipologia diversificada (teste com feedback automático, participação em fóruns e em wikis, submissão de ficheiros).
Em todos os blocos temáticos se preveem atividades formativas.
Preveem-se, ainda, cinco momentos de avaliação sumativa:
- no segundo bloco temático (com um peso de 20% na classificação final);
- no quarto bloco temático (20%);
- no sexto bloco temático (20%)
- no oitavo bloco temático (20%)
- no nono bloco temático (20%).
Os elementos de avaliação sumativa requererão a mobilização de competências produtivas e recetivas dos domínios da escrita e da oralidade.
Penalização: As atividades de avaliação devem ser concluídas durante o período previsto para a realização de cada módulo, havendo uma tolerância de 3 dias após o final do módulo. Note que é aplicada uma penalização de 2 valores/20 à nota final atribuída a cada atividade submetida fora do prazo.
Certificação
O estudante que conclua o curso com aprovação poderá requerer um diploma emitido pela Universidade de Coimbra, sujeito às taxas e emolumentos previstos. Informação detalhada disponível em www.uc.pt/academicos/propinas/emolumento.
Docentes
Professora Associada do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é doutorada em Linguística Aplicada pela mesma universidade com a tese Línguas em contacto: “saber sobre” o que as distingue. Análise de competências metalinguísticas de crianças mirandesas em idade escolar (2004). Tem desenvolvido investigação nas áreas do bilinguismo e contacto de línguas, aquisição/aprendizagem de L2, desenvolvimento metalinguístico e avaliação neuropsicológica. No âmbito da atividade docente, tem lecionado disciplinas de Língua Portuguesa, quer como língua materna, quer como L2, Aquisição e Aprendizagem de L2, Psicolinguística, Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas, Fonética, Fonologia e Morfologia do Português. Foi diretora do 2º ciclo em Português como Língua Segunda e Língua Estrangeira (2007-2023) e codiretora dos Cursos de Português Língua Estrangeira da FLUC (2015-2018). Foi, entre 2007 e 2009, coordenadora científica do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA - ILTEC). É coordenadora, docente e autora do curso Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna realizado na modalidade a distância pela Universidade de Coimbra (em parceria com o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua) e cocoordenadora dos cursos a distância Português língua Estrangeira A1, A2, B1, B2 e C1.
É Professora Associada do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e doutorada em Linguística Portuguesa pela mesma universidade, com a tese Norma e codificação. A produção linguístico gramatical portuguesa (2006). Tem desenvolvido investigação fundamentalmente nas áreas da variação e mudanças linguísticas, da historiografia gramatical e da aquisição / aprendizagem do português língua não materna. No âmbito da atividade docente (1.º, 2.º e 3.º ciclos), tem lecionado disciplinas de linguística portuguesa (fonética, fonologia, morfologia, variação linguística e história da língua) e de estrutura da língua e comunicação oral no contexto dos cursos de português para estrangeiros lecionados na FLUC. É diretora do 2.º ciclo / Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) e é membro do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA-ILTEC) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Cocoordena os cursos online de Português como Língua Estrangeira da Universidade de Coimbra (A1, A2, B1, B2, C1) e integra a equipa responsável pela sua criação.
Doutorada em Linguística Portuguesa, é Professora Associada do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É investigadora do CELGA-ILTEC, centro de investigação onde é responsável pela coordenação do Grupo de Trabalho Bridging Communities, e tem desenvolvido investigação nas áreas da Linguística Jurídica, Pragmática, Análise do Discurso e Linguística Textual, Tradução e Linguística Educacional, nesta última especificamente no domínio da Pragmática da Interlíngua. No âmbito da sua atividade docente, leciona disciplinas de Linguística Portuguesa, sobretudo relacionadas com usos linguísticos, e é também docente do Curso Anual de Língua e Cultura Portuguesa para Estrangeiros. Entre 2011 e 2013 foi coordenadora científica do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA) e é atualmente codiretora do Doutoramento em Linguística Portuguesa. É membro da equipa de criação/coordenação dos cursos online de Português Língua Estrangeira (A1, A2, B1, B2, C1) da Universidade de Coimbra, para os quais também produziu materiais.
Professora Auxiliar Convidada do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) é doutorada em Linguística do Português: Investigação e Ensino pela mesma universidade com a tese Aquisição/aprendizagem do sistema de atribuição de género nominal em PLNM. Tem especial interesse pela investigação na área da Linguística Aplicada ao Ensino do português como língua não-materna, dando ainda apoio a Projetos de investigação desenvolvidos no Centro de Linguística Geral e Aplicada (CELGA-ILTEC) da FLUC. No que respeita à atividade docente, lecionou, entre 2013 e 2015, disciplinas de língua portuguesa como língua não materna em Pequim, na Universidade de Economia e Negócios Internacionais, estando, desde 2017, a lecionar nos cursos de português para estrangeiros da FLUC. Pertence à equipa de criação/lecionação dos cursos online de Português como Língua Estrangeira da Universidade de Coimbra (A1, A2, B1, B2, C1).
Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), é doutorada em Língua Portuguesa: investigação e ensino, com a tese Usos do Particípio Passado duplo no Português Europeu Contemporâneo: padrões de variação numa amostra de população escolar (2013). É membro integrado do CELGA/ILTEC - Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada. Tem participado em vários projetos de investigação nacionais e internacionais. Pertence à equipa que criou os cursos online de Português como Língua Estrangeira da FLUC (A1, A2, B1, B2). É coautora de 2 manuais didáticos de Português como Língua Estrangeira (A1+ e B2; Imprensa da Universidade de Coimbra). Tem lecionado Português como Língua Estrangeira em todos os níveis do QECRL, assim como na Área das Técnicas de Composição Escrita e de Redação Técnica. É uma das docentes do curso Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna realizado na modalidade a distância pela Universidade de Coimbra.
Sara Sousa é Professora Auxiliar Convidada do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e é doutorada em Língua Portuguesa: Investigação e Ensino. Tem desenvolvido investigação nas áreas da Pragmática e da Linguística Aplicada ao Ensino de Português como Língua Não Materna e é docente nos cursos de Português como Língua Estrangeira da Universidade de Coimbra. Integra a equipa de criação/lecionação dos cursos online de Português como Língua Estrangeira da Universidade de Coimbra (A1, A2, B1, B2, C1) e é coautora de um manual para o ensino de português como língua estrangeira (nível B2), publicado pela mesma universidade. É ainda investigadora no CELGA-ILTEC (Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada – Instituto de Linguística Teórica e Computacional).
Doutorada em Linguística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa com a tese “Ethos textual em intervenções políticas: estudo contrastivo de mensagens de final de ano portuguesas e brasileiras” (2016), mestre em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro (2009) e licenciada em Português, Latim e Grego pela Universidade de Aveiro (2006). É docente na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra desde 2017, assegurando unidades curriculares no âmbito da Língua Portuguesa, e pertence à equipa de lecionação dos diversos cursos online de Português como Língua Estrangeira da Universidade de Coimbra (níveis A1, A2, B1, B2). Dedica-se à investigação na área da Linguística Textual e da Aquisição/aprendizagem de L2/LE. É colaboradora do CELGA ILTEC (Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada – Instituto de Linguística Teórica e Computacional) e membro integrado do CLLC (Centro de Línguas, Literaturas e Culturas) da Universidade de Aveiro.
Assistente convidada do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é mestre em Linguística - Investigação e Ensino pela mesma universidade, com a dissertação: Processamento de palavras morfologicamente complexas - Estado de coisas. Encontra-se presentemente a desenvolver, no âmbito do doutoramento em Linguística do Português da mesma universidade, a tese: Dificuldades de representação morfossintática em produções escritas de alunos portugueses. É docente dos Cursos de Português para Estrangeiros da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Na Escola Superior de Educação de Coimbra, lecionou Comunicação Oral e Escrita em Língua Portuguesa e Língua Portuguesa I (Morfologia e Sintaxe). É membro-colaborador do CELGA-ILTEC (Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada – Instituto de Linguística Teórica e Computacional). Pertence à equipa de lecionação dos cursos online de Português como Língua Estrangeira da Universidade de Coimbra.