UC Global | n.º 20
14 de julho 2016
A Universidade de Coimbra está pela primeira vez no top 500 do CWUR – World University Rankings. A UC subiu 26 posições em relação ao ano anterior e está entre a elite das 2% melhores instituições de ensino superior do mundo.
Uma equipa de investigadores portugueses e norte-americanos, liderada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, desenvolveu uma nova camada de segurança para as redes sem fios (wireless): a tecnologia SWING (Securing Wireless Networks with Coding and Jamming).
O investigador da Universidade de Coimbra, José Xavier, faz parte da equipa internacional de cientistas polares que identificou novas áreas de intervenção urgente na Antártida.
A Faculdade de Economia da UC acaba de criar os prémios de mérito “FEUC Exemplar”. A Faculdade vai assim distinguir, anualmente, os seus melhores estudantes nos 1.º e 2.º ciclos.
O prazo de candidaturas ao Arrisca C 2016 foi alargado até 30 de setembro. Relembramos que as candidaturas podem ser individuais ou em equipas com o máximo de 5 elementos, em que pelo menos um dos promotores seja estudante ou recém-diplomado há menos de cinco anos de qualquer Instituição de Ensino Superior do país. Estão disponíveis duas tipologias a concurso: Ideias e Planos de Negócio.
Encontra-se a decorrer até ao próximo dia 21 de julho o inquérito pedagógico aos estudantes relativo ao 2.º semestre. O inquérito, anónimo e disponível através do Inforestudante, tem como objetivo ajudar a identificar pontos fortes e fragilidades e é essencial no ciclo de melhoria contínua da UC. A sua opinião conta!
Deixamos algumas sugestões para o fim de semana. Aproveite para visitar a exposição comemorativa dos 500 anos da beatificação de Santa Isabel. A exposição divide-se em dois núcleos: A Rainha Santa no Paço Real, patente no Paço Real da UC, e A Santa Rainha no Real Mosteiro, no Convento de Santa Clara-a-Nova.
No domingo não perca o arranque do Festival das Artes. Até 31 de julho, o evento traz música, exposições, conferências e muito mais a Coimbra.
A UC foi notícia
(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)
O que comemos pode afetar os nosso netos. Até há pouco tempo pensava-se que mesmo que uma pessoa fizesse muita musculação, o seu filho não nasceria com músculos ou que, por mais que uma pessoa fumasse não passaria os malefícios do fumo aos filhos, nem aos netos. "Mas afinal não é bem assim", assegura João Ramalho Santos, investigador da área de Biologia da Reprodução.
Universidade de Coimbra projeta cidades inteligentes. Três grupos ligados à Universidade de Coimbra integraram os 20 finalistas do concurso “BIG Smart Cities”, dois ganharam menções honrosas. Os projetos concorrentes visam tornar as cidades do futuro mais inteligentes e foram avaliados, na passada semana, em Lisboa, por um painel de 23 jurados.
Projeto de combate a infeções ganha prémio Bluepharma/UC. O projeto científico “Bug-Killer”, desenvolvido por Lino Ferreira e Akhilesh Rai, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra, foi o vencedor do Prémio Inovação Bluepharma/Universidade de Coimbra 2015.
Associação Académica de Coimbra apresentou comitiva para os EUSA. O relvado do Estádio Universitário de Coimbra, que tem como pano de fundo a Torre da Universidade de Coimbra (UC), foi o local escolhido para a apresentação das equipas e atletas da Associação Académica de Coimbra que vão representar as cores da academia nos Jogos Europeus Universitários que se realizam na Croácia, de 12 a 25 de julho.
Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc
Não perca nada do que acontece no universo UC e siga-nos
no Facebook, Twitter e Instagram.
Acompanhe-nos ainda em notícias.uc.pt