UC Global | n.º 7
14 de abril de 2016
Está a chegar a terceira edição da Feira de Emprego UC, a feira universitária com a participação do maior número de empresas no país. A 27 e 28 de abril, o largo D. Dinis e espaços adjacentes, bem como o Auditório da Reitoria, recebem várias atividades que pretendem ajudar os estudantes a encontrar o seu caminho depois da Universidade.
A Universidade de Coimbra colabora no maior estudo mundial de sempre sobre a obesidade que revela que mais de um em cada dez homens e uma em cada sete mulheres em todo o mundo estão obesos. Cristina Padez, docente e investigadora de Antropologia da Saúde da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, colaborou no estudo, conduzido pelo Imperial College London, e que envolveu perto de 20 milhões de adultos de 186 países.
Já está aí a 4.ª edição do BIG smart cities, uma competição de ideias para negócios de base tecnológica que melhorem o dia-a-dia de quem vive, trabalha ou visita uma cidade. Em Coimbra, o evento BIG city challenges realiza-se a 21 de abril no Instituto Pedro Nunes. A ideia vencedora recebe 10.000€, seis meses de incubação no Vodafone Power Lab e uma viagem para conhecer um polo de inovação da Ericsson na Europa.
E para hoje à noite sugerimos um pouco de dança com “E Pur Si Muove” de Francisco Camacho. O espetáculo acontece às 21h30 no TAGV e insere-se na programação “Abril Dança em Coimbra”, uma coprodução do TAGV e do Convento São Francisco.
Já amanhã, pelas 18 horas, não perca a inauguração da exposição “Motel Coimbra: Bíblias de Cabeceira”, na galeria do Colégio das Artes. A exposição junta trabalhos artísticos produzidos no âmbito do doutoramento em Arte Contemporânea com enfoque no livro/objeto.
As sugestões culturais não ficam por aqui... conheça as propostas da Semana Cultural da UC para os próximos dias.
A UC foi notícia
(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)
Dois investigadores do Centro de Ecologia Funcional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) traduziram e adaptaram para português o jogo de cartas “A vida escondida nos solos”.
A única casa que flutua no meio do Alqueva nasceu na Universidade de Coimbra. A ideia nasceu em 2012, mas só no final de 2014 o protótipo começou a ser construído no IteCons. Em agosto de 2015 a casa chegou ao Alqueva, onde está em testes desde novembro.
A Universidade de Estudos Estrangeiros de Cantão, na China, vai acolher um mestrado para formar professores de Português, criado pela Universidade de Coimbra em parceria com o Instituto Politécnico de Macau, anunciou o reitor da UC, João Gabriel Silva.
O concurso "Bioempreende o Teu Futuro" vai decorrer no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra e conta com mentores do parque tecnológico Biocant, da Divisão de Inovação e Transferência do Saber da UC e do Instituto Pedro Nunes.
A abertura da exposição Les universalistes, em Paris, sobre o último meio século da arquitetura portuguesa foi acompanhada in loco por vários dos seus protagonistas, entre os quais docentes da Universidade de Coimbra, que deram testemunho e debateram as suas experiências e visões.
Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc
Não perca nada do que acontece no universo UC e siga-nos
no Facebook, Twitter e Instagram
Acompanhe-nos ainda em notícias.uc.pt