Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global | n.º 79

 02 de novembro de 2017

A UC Global deseja-lhe uma boa tarde!

A Universidade de Coimbra coloca hoje em funcionamento o mais avançado sistema de gestão de deslocações em serviço da administração pública portuguesa. UC utiliza princípio da boa-fé para inovar na modernização administrativa.

Investigadores de todo o país vão juntar-se amanhã na FEUC para debater o tema “Incêndios, territórios e fragilidade económica e social: Pensar o país inteiro”. A iniciativa, aberta ao público, tem início pelas 14h00.

Também amanhã tem lugar mais uma sessão das Lojas de Saber, no Exploratório. Desta vez, o tema é “O Sudário de Turim - fonte de extraordinária informação científica”, e Victor Lobo, professor catedrático jubilado da UC, vai dirigir a sessão. A entrada é livre.

Na próxima segunda-feira seis estudantes de diferentes nacionalidades partilham as suas experiências Erasmus na Casa das Caldeiras. As Erasmus Talks começam às 17h30 e ainda há lugares disponíveis (inscrição aqui). A iniciativa decorre em simultâneo com outras 31 instituições de ensino superior portuguesas e marca o encerramento das comemorações do 30º aniversário do programa Erasmus em Portugal.

Na próxima semana, a eutanásia vai estar em discussão na UC com o debate “Decidir sobre o Final da Vida” - Constitucionalistas. A iniciativa faz parte de um ciclo de debates que está a correr o país e chega à Sala de S. Pedro da Biblioteca Geral a 7 de novembro, às 17 horas. A entrada é livre mediante inscrição.

No dia 9, a Sala dos Capelos recebe o 1.º Recital da Integral de Piano com o pianista Manuel Araújo. A iniciativa faz parte da programação que assinala o centenário da morte do compositor António Fragoso e que se estende até 14 de outubro de 2018.

A iniciativa Experimenta, criada pelo Gabinete do Desporto da Universidade de Coimbra, já tem inscrições abertas para o ano letivo de 2017/2018 nas modalidades de condição física, defesa pessoal e canoagem. As atividades são dirigidas a toda a comunidade universitária.

A terminar deixamos-lhe alguns dos melhores momentos da passagem do Presidente da Comissão Europeia pela Universidade de Coimbra. Recorde-se que Jean-Claude Juncker recebeu o grau de Doutor Honoris Causa pela UC, onde teve como “Apresentante” o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. O Presidente da Comissão Europeia participou ainda no debate “Futuro da Europa – que Europa queremos?”, juntamente com o Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, e com o comissário europeu, Carlos Moedas.

A UC foi notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

A Universidade de Coimbra atribuiu o título de Doutor Honoris causa ao presidente da Comissão Europeia. Jean-Claude Juncker teve como padrinho Marcelo Rebelo de Sousa, numa cerimónia onde estiveram António Costa e o comissário europeu Carlos Moedas. Juncker disse que a distinção o deixa orgulhoso.

O investigador Nuno Peixinho, do Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra, foi nomeado representante de Portugal no Comité de Utilizadores do Observatório Europeu do Sul (ESO).

O Mosteiro de Santa Clara-a-Nova vai ser o principal espaço de exposições da bienal de arte contemporânea de Coimbra, Anozero. O imenso edifício é protagonista da exposição.

Nova administradora dos SASUC confiante no futuro. Maria da Conceição Marques definiu como uma das prioridades a comunicação dos SASUC com os estudantes e restantes utentes dos serviços.

Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc