UC Global | n.º 97
22 de março de 2018
Já inaugurámos a Estufa Grande do Jardim Botânico. Depois das obras de requalificação e restauro, as renovadas estufas estão já em pleno funcionamento. Fique a conhecer, numa reportagem multimédia, um pouco mais sobre a história do edifício, das suas plantas e da nova vida depois da recente reabilitação.
Catarina Seabra, investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, acaba de obter uma bolsa individual Marie Skłodowska-Curie, no valor de 150 mil euros, que irá aplicar no desenvolvimento de “mini-cérebros” tridimensionais (3D) de origem humana que permitam estudar o autismo de forma inovadora.
As felicitações estendem-se também a Filipa Bessa, investigadora do MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, que venceu o concurso mundial de fotografia da Campanha CleanSeas, na categoria macro, promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UN Environment). Pode ver algumas dessas fotografias na exposição “Microplásticos nos nossos rios, mares e oceanos” patente no Museu da Água a partir de hoje às 18h00.
Também hoje não deixe de assistir ao concerto solidário da Universidade de Coimbra. Pelas 21h30, a Orquestra Clássica do Centro apresenta-se no TAGV com um programa dividido em três partes: casa - corpo, património e mundo. As receitas do espetáculo revertem a favor da Casa Acreditar de Coimbra que acolhe crianças que recebem tratamento oncológico.
Amanhã, não perca o Almoço de Páscoa da Cantina Estádio Universitário. A refeição tem um custo de 5,95€, com compra antecipada de senha na cantina. Ainda na temática pascal, os Serviços de Ação Social já iniciaram a confeção de folares de Páscoa. Pode adquirir o seu até inícios de abril.
A UC Júnior volta, nesta Páscoa, a propor um programa diferente para os mais novos. No dia 26 de março, as crianças, dos 6 aos 14 anos, vão desvendar a origem e história das Repúblicas Coimbrãs, através de apresentações dinâmicas e visitas a alguns destes espaços. A participação na atividade “A minha casa é uma República” é gratuita mas com inscrição obrigatória, que deverá ser feita no site do Turismo da UC. Mais informações aqui.
Estão abertas, até 15 de abril, as candidaturas para atribuição de uma bolsa de mestrado e uma bolsa de doutoramento no âmbito do protocolo entre a Universidade de Coimbra e a Fundação Macau. O objetivo das bolsas é estimular os estudos sobre Macau através da realização de trabalhos sobre um tópico relacionado com a história das relações entre a UC e Macau.
Até ao próximo dia 30 de abril, os estudantes da Universidade de Coimbra com manifestas e comprovadas dificuldades económicas podem candidatar-se ao Fundo de Apoio Social (ano letivo 2017/18). A candidatura é realizada online.
|
A UC foi notícia (A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)
Uma investigação pioneira desenvolvida durante dois anos por uma equipa de especialistas da Universidade de Coimbra aponta novas perspetivas para a «abordagem médica personalizada no tratamento da dor pós-cesariana».
Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc Agenda UC sugere... Amanhã, a partir das 10h30, o Arquivo da Universidade de Coimbra recebe a exposição documental e conferências “Casa das Letras na Casa da Sabedoria”. A iniciativa reflete a atividade pedagógica e científica da Faculdade de Letras e dá a conhecer os acervos documentais da FLUC e CAPOCUC (Comissão Administrativa do Plano de Obras da Cidade Universitária de Coimbra). Também amanhã, no TAGV, o compositor, pianista e musicólogo Hélder Bruno lança o novo albúm “A presença, serena e terna”. O concerto começa às 21h30 e conta com a participação especial de Nuno Guerreiro. No sábado às 18h00 inaugura, na Casa da Esquina, a exposição do Projeto Agir Contra da artista Carolina Maria, um conjunto de ilustrações que chamam a atenção para a violência doméstica. A exposição vai criar novos materiais e culminará numa outra exposição da artista e distribuição dos materiais criados. Paralelamente, acontece um ciclo de três conversas em torno do trabalho e da violência doméstica. No próximo dia 27 celebra-se o Dia Mundial do Teatro e o TAGV apresenta os trabalhos de cinco criadores da edição 1 do PACAP/Programa Avançado de Criação em Artes Performativas do Fórum Dança, com a curadoria de Patrícia Portela. A autora desenhou um período de seis meses de laboratório de pesquisa e criação acompanhada para o grupo de criadores que partilham agora com o público algumas das suas obras.
Saiba mais em agenda.uc.pt. |