Gramíneas
Poaceae
Esta é, inquestionavelmente, a mais importante família de plantas. Os ecossistemas dominados por gramíneas ocupam cerca de 20% das terras emersas do planeta. As gramíneas fornecem o maior volume de alimento para os humanos e animais domesticados. Para lá de vários cereais (arroz– Oryza, trigo– Triticum, centeio– Hordeum, aveia– Avena and milho– Zea), as gramíneas produzem rebentos de bambu utilizados na cozinha asiática, constituem a principal fonte de açúcar (Saccharum officinarum), são utilizadas no fabrico de bebidas alcoólicas (cerveja, whisky, saké) e o bambu fornece material de construção. Alguns elementos desta família constituiem ainda plantas ornamentais.
Algumas gramíneas constituem a vegetação dominante em regiões quentes e temperadas onde não há pluviosidade suficiente para o crescimento de árvores.
As Poaceae constituem uma família grande com cerca de 10,000 espécies e 600 géneros. A dimensão das plantas é variável, desde poucos centímetros (Poa annua e Mibora minima) aos enormes bambus como o Dendrocalamus giganteus.
É dificíl estabelecer o período de origem das gramíneas uma vez que os habitats secos onde ambundam não permitem fácil fossilização.