a carregar...

UC.PT

Candidatos Internacionais

Procedimentos legais e administrativos à chegada



Declaração de Entrada

Os cidadãos não europeus que entrarem no país através de uma fronteira não controlada têm obrigatoriamente que ir junto das autoridades declarar a sua entrada no país no prazo de três dias. 

Se entrarem em Portugal por via aérea devem declarar a sua entrada logo no aeroporto junto dos Serviços de Alfândega. A Declaração de Entrada terá que ser entregue no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) nos termos estipulados pela lei. Caso não cumpra estas determinações estará sujeito a multa.

Comprovativo de Morada

Se estiver a morar numa residência universitária, solicite esse comprovativo junto dos Serviços de Alojamento da UC. Se estiver a morar numa casa/ apartamento privado, solicite esse comprovativo ao senhorio/ responsável pela habitação.

Autorização de residência/ prorrogação de visto

Esses trâmites são aplicáveis a cidadãos de fora da União Europeia e devem ser efetuados junto do SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras na Loja do Cidadão ou na Casa da Lusofonia. Para o efeito, deve solicitar um agendamento de entrevista 90 dias antes da sua autorização/ visto expirar.

> O agendamento tem que ser feito via telefone/ Web em sef.pt.

Registo de Cidadão Europeu

Esse registo deve ser feito pelos cidadãos da União Europeia, Espaço Económico Europeu, Principado de Andorra e Suíça, com uma estadia superior a 3 meses, junto do balcão da Câmara Municipal na Loja do Cidadão.

Número de Identificação Fiscal (NIF)

Este número é necessário para abrir conta bancária e contratar serviços como internet, telefone, etc.

Se já tiver autorização de residência poderá dirigir-se ao Serviço de Finanças da Loja do Cidadão.

Caso contrário, deverá solicitar uma declaração de morada oficial à Divisão de Relações Internacionais e dirigir-se a:

2ª Repartição de Finanças de Coimbra
Av. Fernão de Magalhães, 437 – R/C, 3000-177 Coimbra
Horário de Atendimento: 2ª a 6ª feira: 09h00-12h30 e 14h00–16h00

Conta Bancária

Existem vários bancos espalhados pela cidade e na proximidade da universidade, onde poderá abrir conta bancária.

Através de um protocolo estabelecido entre a UC e o Banco Santander Totta, o cartão de estudante pode acumular a funcionalidade de cartão bancário, se o estudante assim desejar. Para o efeito, deverá dirigir-se a um dos balcões de atendimento deste banco em Coimbra (alguns desses balcões estão situados dentro dos Polos da UC).

Cartão de Estudante

Se tiver realizado corretamente a sua matrícula e inscrição e tiver a sua foto aprovada no inforestudante, o seu cartão é automaticamente emitido. Tem sempre que aguardar a recepção de um email indicando a data e o local de levantamento do cartão.

> Saiba mais em aqui.

Assuntos Académicos