Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Obtenção de visto

Os cidadãos sem nacionalidade de um país da União Europeia, que queiram estudar ou realizar atividades de investigação em Portugal, incluindo atividades de pesquisa enquadradas por contratos de trabalho (p.e. Marie Curie), precisam de obter um visto junto do Consulado/ Embaixada portuguesa mais próxima da sua área de residência.

(I) Estudantes que vêm frequentar um grau completo

Após a conclusão da matrícula e inscrição, e do pagamento dos valores correspondentes, os estudantes podem descarregar a Carta de Aceite na sua área pessoal do inforestudante.uc.pt (a custo zero) através dos seguintes passos:

Login > Balcão Académico > Documentos > Gerar Nova Certidão > Carta de Aceitação > Gerar Nova Certidão > confirmar dados solicitados > Continuar > Continuar > Download

A validação (verificação de autenticidade) da Carta de Aceite, descarregada a partir do inforestudante, pode ser feita pelo Consulado/ Embaixada, conforme descrito aqui.

(II) Estudantes de intercâmbio (frequência de um período de estudos ou estágio)

Após aceitação do plano de estudos/ estágio pelo coordenador de mobilidade, os estudantes podem descarregar a Carta de Aceite a partir do inforestudante.uc.pt (a custo zero) através dos seguintes passos:

Login > Candidaturas > Mobilidade Incoming > Detalhes > Documentos de Aceitação > Download

(III) Professores/ Pesquisadores visitantes

No caso dos professores e pesquisadores visitantes, será a UC a enviar a Carta de Aceite, via email, e correio postal, se solicitado.

Nos três casos, a carta deve ser anexada aos restantes documentos exigidos pelos serviços consulares, aquando do pedido de visto. O pedido de visto deve ser feito pelo requerente, com a maior antecedência possível em relação à data de início da estadia em Portugal.

Informe-se sobre os tipos de visto mais adequados ao seu caso, documentação exigida e o procedimento para a sua obtenção junto do Consulado de Portugal mais próximo da sua área de residência (pesquise localizações e contactos no mapa interactivo do Portal das Comunidades Portuguesas).

O pedido de visto, os custos associados, e a recolha dos documentos exigidos pelos serviços consulares são da exclusiva responsabilidade dos requerentes.

A avaliação e validação dos pedidos e a respectiva emissão dos vistos é da exclusiva responsabilidade dos serviços consulares.