• Elogios, Sugestões e Reclamações

    Na Universidade de Coimbra, a sua opinião conta.

    Por isso criámos o Sistema Integrado de Melhorias: um canal aberto para a apresentação de elogios, sugestões de melhoria ou reclamações, possibilitando assim que o possamos servir cada vez melhor.
    Para apresentar um elogio, sugestão ou reclamação preencha este formulário.
    Agradecemos a colaboração!

    Universidade de Coimbra

    Se pretende manifestar a sua opinião específica sobre a página web UC.PT, por favor clique aqui.

a carregar...

FLUC

GeoSaude 2014

I Congresso de Geografia da Saúde dos Países de Língua Portuguesa

A Geografia da Saúde no cruzamento de saberes

Universidade de Coimbra | 21 a 24 de abril de 2014

like_button
geosaude2014 

Na atualidade assistimos a um crescente interesse dos Governos e dos cidadãos em geral pelas questões da saúde. A urbanização crescente, as alterações climáticas, o envelhecimento demográfico, o aumento das desigualdades na saúde e no acesso aos cuidados de saúde, são alguns dos temas que têm motivado o despertar de uma nova consciencialização da importância do Território e da Geografia da Saúde.

É urgente identificar as condicionantes da evolução da saúde da população e das comunidades e participar na explicação e avaliação das suas consequências para a sociedade: impactes nos sistemas de saúde, nos padrões de utilização dos serviços, na alteração do perfil epidemiológico, no bem-estar das populações, entre outros.

Os relatórios mais recentes mostram que os Países de Língua Portuguesa estão no bom caminho no que respeita aos indicadores que revelam ganhos em saúde. Paradoxalmente, em alguns casos, as desigualdades em saúde aumentaram. Por isso as desigualdades na saúde constituem um dos maiores desafios da atual agenda política e a sua redução é, sem dúvida, uma prioridade das sociedades democráticas.

Para responder aos desafios que a saúde (ou a doença) coloca no início do século XXI é necessário ir além dos diagnósticos das condicionantes, criando estratégias e identificando ações/medidas de política pública.

Também, por isso, foi decidido que o tema geral que irá nortear a reflexão e o debate seja: A Geografia da Saúde no cruzamento de saberes, organizado em 7 eixos estratégicos.

Este encontro científico dirige-se, maioritariamente, aos profissionais que na sua área de investigação desenvolvem e aprofundam os métodos e técnicas de análise geográfica, assim como analisam causas e consequências de diferentes comportamentos espaciais e temporais do binómio saúde/doença. Tal facto implica que a investigação científica se torne obrigatoriamente multi e transdisciplinar, cruzando perspetivas de análise com a Demografia, a Sociologia, a Economia, a Medicina, o Urbanismo, a Estatística Espacial, entre outras.

A finalidade última do GeoSaude’2014 é estimular, reunir e divulgar os contributos de todas as áreas do conhecimento científico que sejam um tributo à reorientação da agenda da saúde, do domínio mediático da luta contra a doença para a visão mais moderna de equidade nos ganhos em saúde.

Neste sentido, convidam-se todos os investigadores que tenham em curso, ou recentemente concluídos, estudos e trabalhos originais neste domínio a submeterem os seus resultados, sob a forma de comunicações orais ou posters, identificando o eixo estratégico em que se integram.

Website in EN

english flag


Apoios

logo5esrifcgulbenkianfct_logoicsu

logo_medinfarlogo_dgt

logo_confiancalogo_licorbeirao

Media partner

logo_IAlogo_tH