a carregar...

FLUC

GeoSaude 2014

Oradores



Ana Monteiro

Departamento de Geografia, Universidade do Porto (UP), Portugal
ana monteiroGeógrafa. Professora Catedrática de Geografia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Doutorada em Geografia Física pela Universidade do Porto. Membro da direção e investigadora do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP). Membro do Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente (CITTA) e colaboradora do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT). Diretora do Mestrado de Riscos, Cidades e Ordenamento do Território, desde 2010. Membro da Comissão Científica do Grupo de Climatologia da União Geográfica Internacional (UGI), desde 2009. Desenvolve investigação nas áreas da climatologia aplicada, impactos ambientais e riscos climáticos em saúde.

Arlindo Philippi Jr.

Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo (USP), Brasil
arlindo philippiEngenheiro Civil, Sanitarista e Ambiental. Doutorado em Saúde Pública (USP); Pós-Doutorado em Estudos Urbanos e Regionais (Massachusetts Institute of Technology); Livre Docência em Política e Gestão Ambiental (USP).  Professor Titular da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador FAPESP e CNPq. Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação da USP. Presidente da Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Saúde Pública. Coordenador de Área (Interdisciplinar e em Ciências Ambientais) da CAPES. Membro do Conselho Técnico-Científico do Ensino Superior da Capes. Membro Titular do Conselho Superior da CAPES. Realiza investigação nas áreas de Política, Planeamento Urbano e Regional, Gestão Ambiental, Engenharia Sanitária e Ambiental, Saneamento e Saúde Ambiental e Indicadores de Sustentabilidade.

Carlos Alberto Masseca

Vice-Ministro da Saúde, Ministério da Saúde de Angola, Angola
alberto masseca

Médico. Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Vice-Ministro da Saúde no Ministério da Saúde do Governo de Angola. Participa frequentemente em diversos Fóruns e Eventos Científicos a nível mundial, bem como em Reuniões Ministeriais a nível da região africana e a nível mundial. As suas principais áreas de atuação focam-se nos seguintes temas: diagnóstico e tratamento de doenças, direção e gestão pública, gestão hospitalar, sistemas de saúde, recursos humanos em saúde, investigação e docência

Christovam Barcellos

Departamento de Informação em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Brasil
christovam barcellosGeógrafo. Mestre em Saúde Pública e Doutorado em Geociências. Investigador titular do Centro de Informação Científica e Tecnológica da Fundação Oswaldo Cruz. Trabalhou como sanitarista das Secretarias Estaduais de Saúde do Rio de Janeiro (1986-1995) e Rio Grande do Sul (2001-2003). Atua na pesquisa e ensino da Geografia da Saúde com ênfase nos seguintes temas: vigilância em saúde, desigualdades sócio-espaciais, saneamento e saúde, mudanças ambientais e climáticas globais, usando técnicas de geoprocessamento, análise espacial e indicadores de saúde.

Helena Ribeiro 

Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo (USP), Brasil
helena ribeiroGeógrafa. Professora titular no Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Diretora da Faculdade de Saúde Pública da USP. Editora científica da revista Saúde e Sociedade. Exerceu a função de coordenadora da Assessoria de Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo. Foi membro da Comissão executiva do ICLEI - International Council for Local Environmental Initiatives, de 1990 a 1993. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Climatologia Geográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, São Paulo, saúde ambiental, geografia da saúde, poluição do ar e cidade.

João Ferrão

Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa (ICS/UL), Portugal
joao ferrao_2Doutorado em Geografia Humana pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Investigador coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Docente no Departamento de Geografia da Faculdade de Letras de Lisboa, entre 1976 e 1995. Investigador do Centro de Estudos Geográficos, entre 1976 e 1987. Presidente da APDR - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR), entre 1987 e 1990. Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, entre 2005 e 2009. Coordenador de estudos de avaliação de políticas públicas, para o Governo Português e para a Comissão Europeia, incluindo a avaliação ex-ante dos Quadros Comunitários de Apoio II e III (Portugal). Consultor da OCDE (Programa de Desenvolvimento Rural, 1993). Membro do Conselho Científico das Ciências Sociais e Humanidades da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Membro do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS).

João Malva

Faculdade de Medicina, Universidade de Coimbra (FMUC), Portugal
joao_malva2

Licenciado em Biologia. Investigador Principal (com agregação) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (Investigador Principal desde 2002). Membro pleno da European DANA Alliance for the Brain (EDAB). Coordenador Científico do consórcio Ageing@Coimbra, tendo sido a Região Centro considerada como Região Europeia de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável (desde Janeiro de 2013).Vice-Diretor do Instituto de Investigação Interdisciplinar (III) da Universidade de Coimbra. Presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências, entre 2007 e 2011). Tem desenvolvido atividade de investigação no domínio das neurociências, com foco principal em novas estratégias neuroprotetoras e regeneradoras de tecido cerebral com recurso à modulação de processos inflamatórios e células estaminais (ou células tronco).

José António Tenedório

Departamento de Geografia e Planeamento Regional, e-GEO, Universidade Nova de Lisboa (UNL), Portugal
jose tenedorioGeógrafo. Doutorado em Urbanismo, especialidade de Deteção Remota Urbana, pela Universidade de Paris XII. Professor Associado no Departamento de Geografia e Planeamento Regional da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. Investigador no e-GEO, Centro de Estudos de Geografia e Planeamento Regional. Desenvolve investigação na área da deteção remota, sistemas de informação geográfica, modelação geográfica e urbanismo.

José Manuel Pereira Miguel

Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa (FMUL), Portugal
jose pereira miguel

Médico. Professor Catedrático de Medicina Preventiva e Saúde Pública na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Diretor do Instituto de Medicina Preventiva. Presidente do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSARJ), desde 2006. Diretor-Geral de Saúde da Direção-Geral da Saúde, Ministério da Saúde, entre 2001 e 2005. Alto-Comissário da Saúde, Ministério da Saúde, entre 2001 e 2006. Representante de Portugal em diversos grupos e comités da União Europeia, desde 1998. Coordenador científico da Conferência Europeia sobre Determinantes da Saúde, no Conselho da União Europeia e grupos da Comissão, nomeadamente durante a Presidência Portuguesa de 2000. Representante de Portugal na Organização Mundial de Saúde, desde 2001. Representante de Portugal nas reuniões realizadas no quadro das Cimeiras Ibero-Americanas de Chefes de Estado e de Governo, desde 2002. Atua nos domínios da epidemiologia e prevenção cardiovasculares, medicina preventiva e saúde pública.

José Manuel Simões

Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa (CEG/UL), Portugal
jose manuel simoes

Geógrafo e Urbanista. Doutorado em Geografia pela Universidade de Lisboa. Professor Catedrático de Geografia no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT/UL). Investigador do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, sendo coordenador do Núcleo de Estudos em «Turismo, Cultura e Território» (TERRITUR) e membro do Núcleo de Estudos em “Modelação, Ordenamento e Planeamento Territorial” (MOPT). Coordenador do Painel da Geografia de Avaliação das Bolsas de Pós-Graduação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), entre 2008 e 2012. Coordenador do Curso de Doutoramento em Turismo do IGOT/ULisboa, desde 2010. Co-fundador e sócio da Associação Portuguesa de Geógrafos (APG). Integrou a equipa que elaborou a proposta de PNPOT - Programa Nacional de Política de Ordenamento do Território. As suas áreas de investigação abrangem a geografia humana, desenvolvimento regional e local, ordenamento do território e urbanismo, turismo, programação de equipamentos coletivos e avaliação de políticas e programas comunitários. Responsável científico da componente portuguesa do projecto internacional SECOA: Solutions for Environmental Contrastes in Coastal Áreas (financiado pelo Seventh Framework Programme, União Europeia).

Lígia Barroso

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo (USP), Brasil
ligia barrosoGeógrafa. Mestre e Doutora em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora Doutora do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia Física da USP. Referee de várias revistas científicas, das quais se destaca a American Journal of Epidemiology. Coordenadora do Projeto “Cartografia e planejamento urbano: representação dasimétrica de dados socioeconômicos e de saúde do município de São Paulo”, desde 2010. Desenvolve investigação nas áreas da geocartografia, planeamento ambiental, ambiente e saúde e geografia da saúde.

Maria de Fátima Pina

Faculdade de Medicina, Universidade do Porto (FMUP), Portugal
maria fatima pinaEngenheira cartógrafa. Doutorada em Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Biomédica. Mestre em Sistemas e Computadores no Instituto de Engenharia Militar do Rio de Janeiro. Professora Associada da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, desde 2006. Investigadora e coordenadora do grupo de Investigação de GeoEpidemiologia no Instituto de Engenharia Biomédica (INEB) da Universidade do Porto, desde 2004. Investigadora da Fundação Oswaldo Cruz, entre 1994 e 2004. Coordenadora do Laboratório de Geoprocessamento do Instituto de Ensino e Investigação do Ministério da Saúde do Brasil, entre 1994 e 2004. Desenvolve investigação nas áreas da epidemiologia espacial, sistemas de informação geográfica, epidemiologia ambiental, bioestatística, estatística espacial e desigualdades socio-espaciais.

Mariana Almeida

Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), Portugal
mariana almeida

Psicóloga. Doutorada em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP/UNL). Investigadora no Instituto do Envelhecimento do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, desde 2011. Coordenadora da rede CIT-A-PE -"Forum Walkable Cities, Cities for (All) People / Cidades para todos os Peões… para todas as Pessoas". Desenvolve investigação na área da promoção da saúde e envelhecimento, incluindo desigualdades e determinantes sociais da saúde dos idosos; fatores do ambiente físico/contexto urbano influentes no bem-estar e participação dos mais velhos; intervenções integradas promotoras de cidades/comunidades "para todas as idades"; observatórios locais de saúde e envelhecimento.

Mark Rosenberg

Department of Geography, Queen's University, Canada
mark rosenbergGeógrafo. Professor de Geografia no Departamento de Geografia e no Departamento de Epidemiologia e Saúde da Comunidade na Universidade de Queen, em Kingston, Ontário. Research Chair em Estudos do Desenvolvimento no Canadá. Co-Chair do Projeto Internacional Mudanças Ambientais Globais e Saúde Humana (PEE-GECHH). Entre os prémios e distinções que tem recebido, destacam-se o Erskine Fellow, da Universidade de Canterbury, da Nova Zelândia, em 2001; o Prémio Universidade de Queen para a Excelência na Coordenação da Formação Pós-graduada em Ciências Sociais e Humanidades, em 2006; e a Medalha "Queen’s Elizabeth Diamond Jubilee Medal", em 2012. Professor honorário do Instituto de Ciências Geográficas e Investigação em Recursos Naturais da Academia Chinesa de Ciências, desde 2008. Presidente da Comissão de Saúde e Ambiente da União Geográfica Internacional (IGU-CHE).Entre 2000 e 2008. Editor-chefe do jornal canadiano sobre envelhecimento. Editor na revista norte-americana de Ambiente e Ordenamento: Governação e Política. As suas áreas de investigação abrangem um vasto conjunto de temas que incluem saúde e ambiente, acesso aos serviços de saúde e políticas públicas à escala local, nacional e internacional.

Paula Santana

Departamento de Geografia, Universidade de Coimbra (UC), Portugal
paulasantana3Doutorada em Geografia e Professora Catedrática da Universidade de Coimbra. Investigadora do Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT). Entre os prémios e distinções que tem recebido, destacam-se os Prémios de Reconhecimento Científico da Rede Portuguesa das Cidades Saudáveis, em 2008, e o Prémio BIAL de Medicina Clínica, em 2006. Coordenadora de vários projetos de âmbito nacional (financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e Ministério da Saúde). Representante de Portugal em doze programas científicos internacionais (financiados, entre outras, pela Organização Mundial de Saúde, União Europeia, European Science Foundation, Medical Research Council de Glasgow).  Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), entre 2009 e 2012. Tem-se dedicado à docência e investigação da geografia da saúde e do planeamento urbano sustentável, com destaque para a associação entre os aspetos de contexto e de composição e a saúde e bem-estar da população.

Regina Ungerer

Coordenadora da Rede ePORTUGUÊSe, Organização Mundial da Saúde (OMS), Suíça
regina ungerer

Médica pediatra e neonatologista. Mestre em Promoção da Saúde Materno-Infantil pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Especializada em Diplomacia da Saúde e Saúde Global pelo Graduate Institute of International and Development Studies, de Genebra. Diretora e Coordenadora da Rede ePORTUGUÊSe da Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2005. Esta plataforma foi desenvolvida para fortalecer a troca de informações em saude entre os países de língua portuguesa contribuindo para a capacitação de recursos humanos e facilitando o intercâmbio de experiências locais como forma de fortalecer os sistemas de saude nesses países. Em 2012, este programa foi reconhecido pelo Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul e Triangular, como um exemplo de cooperação Sul-Sul em saúde.

Rodrigo Silva

Unidade de Negócio de Administração Central da Environmental Systems Research Institute (ESRI-PT), Portugal
rodrigo silvaGeógrafo. Mestre em Estatística e Gestão de Informação pela Universidade Nova de Lisboa. Pós-graduado em Gestão de Equipas de Vendas pela Universidade Católica de Lisboa. Coordenador de Negócios na Esri Portugal, SA para as Áreas da Defesa e Segurança, Ordenamento do Território e Recursos Naturais; Educação e Formação, Segurança Social e Saúde. Tem dedicado a sua vida profissional à Gestão e Consultoria de Negócio na área dos Sistemas de Informação Geográfica e Tecnologias de Informação.

Samuel do Carmo Lima

Universidade Federal da Uberlândia (UFU), Brasil
samuel limaGeógrafo. Doutorado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo. Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia. Coordenador do Laboratório de Geografia Médica e Vigilância Ambiental em Saúde da Universidade Federal de Uberlândia e do Observatório da Saúde de Uberlândia. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, entre 2007 e 2011. Diretor do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, entre 2000 e 2005. Fundador e editor da Revista Sociedade & Natureza, de 1989 a 1992. Fundador e editor da Revista Caminhos de Geografia, desde 2000 a 2010; Fundador e editor da Revista Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, desde 2005. Desenvolve investigação nas áreas da geografia da saúde, vigilância e promoção da saúde e saúde ambiental.

Thomas Krafft

Department of International Health, University of Maastricht, Holanda
thomas_krafftProfessor no Departamento de Saúde Internacional da Universidade de Maastricht. Professor visitante de Geografia da Saúde em várias universidades, nomeadamente na Índia e China. Presidente do Grupo Consultivo em Mudanças Globais e Saúde do Programa Internacional das Dimensões Humanas das Mudanças Ambientais Globais (IHDP – International Human Dimensions Programmeon Global Environmental Change). Secretário Científico da Comissão de Saúde e Ambiente da União Geográfica Internacional (IGU-CHE). Tem desenvolvido investigação científica com reconhecimento internacional nas seguintes áreas: Investigação em Sistemas de Saúde, Geografia da Saúde, Alterações Ambientais Globais e Saúde da População Urbana.