Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho

Destaques

Lançamento do livro “O livro do universo : a revelação do cosmos e a procura do outro”

Publication date: 06-12-2013 16:34

Na próxima Segunda-feira, 9 de Dezembro de 2013, pelas 18h no RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, teremos a apresentação do livro “O livro do universo : a revelação do cosmos e a procura do outro”, de Joaquim Fernandes, editoraQuidNovi, 2013

O evento contará com a presença do autor, Joaquim Fernandes. O Professor Carlos Fiolhais,Director do Centro fará a apresentação do livro.

SINOPSE DO LIVRO:

A mesma questão que ocupava Demócrito na Grécia antiga permanece intemporal e viva nos debates contemporâneos: «estamos sós no Universo?». Esta é porventura a pergunta que há mais tempo perdura, suspensa no quadro das angústias humanas, ao longo das civilizações e culturas que se têm sucedido, uma após outra, no nosso planeta. O trajeto que propomos nesta obra inicia-se na longínqua Grécia pré-socrática e desemboca nos contributos cosmopolitas que apostam na matematização do espaço e do tempo, antecedendo a construção do edifício mental das Luzes. De permeio, resta a longa travessia do tempo, imóvel e fechado, desde a Idade Média até aos sobressaltos de uma Renascença que redescobre a excelência do Homem e o (re)liga ao todo cósmico.

BIOGRAFIA DO AUTOR:

Joaquim Fernandes é professor na Universidade Fernando Pessoa e co-fundador do Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência (CTEC). É licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e mestre em História Moderna. Doutorou-se em História, com a tese O imaginário extraterrestre na cultura portuguesa: do fim da Modernidade até meados do século XIX, a primeira no seu género a ser apresentada numa universidade portuguesa e europeia.

• Dia: 9 de Dezembro de 2013(2ª feira)
  • Horário: 18h00
  • Local: Rómulo-CCVUC-Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra – Departamento de Física da FCTUC,Piso térreo.
  • Público-alvo: Público em geral. Entrada Livre e Gratuita.
  • Apresentador: Carlos Fiolhais Director do Rómulo-CCVUC
  • Cartaz: link