Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho

Noite Europeia dos Investigadores 2016 - "Ciência, Tecnologia e Riscos"

Publication date: 26-09-2016 18:55

NEI2016_2_thumb

Na próxima sexta-feira, dia 30 de Setembro às 21.30, o RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, centro de recursos de divulgação e educação científica integrado na rede Ciência Viva, vai organizar um debate sobre cultura científica intitulado "Ciência, Tecnologia e Riscos".

Pretende-se com esta iniciativa promover a aproximação da ciência com o público em geral, sendo afinal este o grande objectivo da Noite dos Investigadores, que decorre por toda a Europa.

O tema riscos (riscos naturais como mudanças climáticas, tempestades, cheias, sismos, nalguns dos quais pode haver influência humana) tornou-se cada vez mais premente na sociedade.

O debate enquadra-se no tema geral deste ano em toda a Europa: "FORESIGHT - Foreseeing Opportunities, Risks and Emergent Science Issues for the Next Generation: Highlighting Trends"

Algumas das questões que serão debatidas num ambiente informal:

• Quais são os maiores riscos naturais com que nos defrontamos hoje? O que temos feito? O que podemos fazer?

• Como nos afectam? Há medos que fazem sentido e outros que não fazem sentido?

• O que estamos a fazer e o que podemos fazer em Portugal perante mudanças climáticas?

• Que relação existe entre clima e saúde?

• Como pode a engenharia planear melhor, evitando, por exemplo, grandes cheias?

• Como nos protegermos dos sismos? Será algum dia possível prever sismos?

• Como melhorar, nas questões do risco, a relação entre ciência e sociedade?

Os convidados para este debate:

Filipe Duarte Santos, físico da Universidade de Lisboa;

José Alfeu Sá Marques, engenheiro civil da Universidade de Coimbra;

Luísa Schmidt, socióloga da Universidade de Lisboa;

Ana Monteiro, Geógrafa da Universidade do Porto

A sessão será moderada pelo Professor Carlos Fiolhais, diretor do Centro.

É uma ocasião única de interacção entre os investigadores de várias disciplinas e o público, apareça!!!

ENTRADA LIVRE
Público-alvo: Público em geral

FOTOGRAFIAS DO EVENTO

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------