Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Porquê a Universidade de Verão?

O que é a Universidade de Verão?

A Universidade de Verão, iniciativa promovida anualmente pela Universidade de Coimbra, traduz-se numa oportunidade ímpar para que os/as alunos/as do Ensino Secundário, nacionais e internacionais, possam ter um primeiro contacto com a nossa Universidade, tanto numa perspetiva académica e científica, como numa perspetiva lúdica.

Ao longo da semana de atividades, os/as participantes terão a oportunidade de viver a Universidade de Coimbra, com especial enfoque na área do saber do seu interesse, bem como através do contacto com outras áreas científicas e da proximidade única com os/as professores/as, investigadores/as e atuais estudantes da nossa Universidade. As atividades planeadas pretendem não apenas que os/as alunos/as possam esclarecer dúvidas sobre o curso em que pretendem ingressar, como também perceber como se processa a rotina de um/a estudante universitário/a.

Ciente das dúvidas que podem surgir aos/às estudantes no âmbito do ingresso no Ensino Superior, a Universidade de Coimbra estruturou a Universidade de Verão de forma a proporcionar um contacto próximo com diferentes áreas do saber. Neste sentido, para além da frequência de atividades ligadas a uma área do saber específica durante toda a semana de atividades, os/as participantes terão ainda a oportunidade de contactar com outras áreas, através das atividades transversais. 

Quais as vantagens de frequentar esta escola de verão da Universidade de Coimbra?

· O acesso a um programa formativo único centrado no teu curso preferencial.

· O contacto direto com os teus futuros/as professores/as e colegas, bem como com investigadores/as da tua área de interesse.

· O desenvolvimento de aulas práticas e teóricas, para que percebas como se processa a dinâmica letiva no Ensino Superior.

· O acesso a atividades extracurriculares promovidas e desenvolvidas pelas Secções Culturais e Desportivas da associação de estudantes da Universidade de Coimbra, a Associação Académica de Coimbra.

· A vivência de tradições da Academia de Coimbra, como a Serenata.

· A descoberta em primeira mão de espaços da Universidade de Coimbra, que são Património Mundial da UNESCO.

· A partilha de experiências com os/as futuros/as colegas.

· O acesso às residências universitárias da Universidade de Coimbra.


O que podes conhecer e descobrir ao frequentares a Universidade de Verão?

· O teu curso de eleição

· A tua futura faculdade

· Os centros de investigação da Universidade de Coimbra

· Os/As teus/tuas futuros/as colegas

· Os/As teus/tuas futuros/as professores

· Os/As investigadores da Universidade de Coimbra

· A Associação Académica de Coimbra, as suas Secções Culturais, Secções Desportivas e Organismos Autónomos

· Os espaços da Universidade de Coimbra: as residências universitárias, as unidades alimentares, os polos universitários, o Paço das Escolas, o Estádio Universitário.

Como funciona a Universidade de Verão?

A Universidade de Verão é dividida em três grupos de atividades:

1. Atividades das áreas de saber, que funcionam de forma similar às atividades letivas anuais da Universidade de Coimbra, com componentes teóricas e práticas;

2. Atividades transversais, que te dão a oportunidade de conhecer outras áreas do saber de forma mais sintética;

3. Atividades lúdicas e culturais, que te darão a oportunidade de conhecer a Academia de Coimbra e a cidade, como é o caso da Serenata e da descida do rio Mondego.