Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Regulamento

Âmbito

O presente regulamento visa definir as normas de candidatura, de inscrição e de participação na Universidade de Verão (UV), iniciativa organizada anualmente pela Universidade de Coimbra (UC), e destinada a alunos/as do 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade. 

Candidaturas

1. Na presente a Universidade de Verão abrirá 394 vagas.

2. A UV acolherá estudantes dos seguintes anos de escolaridade: 10.º, 11.º e 12.º.

3. As candidaturas à Universidade de Verão de 2020 estarão abertas de abril a  junho, prazo a partir do qual não serão aceites mais candidaturas.

4. Os/As candidatos/as serão selecionados pela ordem de inscrição, de acordo com as vagas fixadas para cada área do saber, sendo que só serão admitidos os/as candidatos/as que tenham média igual ou superior à definida para cada área do saber.

5. A média a apresentar será a do 1.º período do presente ano letivo.

6. No momento da candidatura, todos/as candidatos/as deverão remeter o formulário o comprovativo da média do 1.º período do presente ano letivo, sob pena de serem excluídos/as caso não apresentem o referido documento.

7. Podem candidatar-se à Universidade de Verão estudantes nacionais e internacionais, com a ressalva de que o programa será conduzido em português, sendo necessário a compreensão da língua para a participação em todas as atividades.

8. No que diz respeito a candidatos/as com bolsas de Câmaras Municipais ou de outras entidades estes/as terão vaga assegurada.

9. Os/as candidatos/as internacionais serão sujeitos/as ao mesmo critério de seleção que os/as candidatos/as nacionais, sendo, portanto, necessária uma nota mínima para a inscrição.

10. Os/As candidatos/as selecionado/as receberão a notificação oficial de aceitação na Universidade de Verão via e-mail. 

Inscrições

1. Após receber o e-mail de confirmação da aceitação na Universidade de Verão, o/a candidato/a deverá proceder à sua inscrição até ao dia 30 de junho.

2. Caso o/a candidato/a não efetue o pagamento até ao prazo fixado na alínea anterior, a UV reserva-se ao direito de convocar outro/a candidato/a suplente.

3. Para efeitos de pagamento, as inscrições serão feitas a partir da Loja Virtual da Universidade de Coimbra, através de um endereço a disponibilizar na página da Universidade de Verão, em uc.pt/UV, aquando da abertura das inscrições a 23 de junho.

4. O valor da inscrição na UV sem alojamento é de 150€ e inclui todas as atividades, refeições e transportes dentro da cidade de Coimbra. Para os/as candidatos/as que pretendam alojamento o valor é de 220€. Para filhos/as e netos/as de colaboradores/as da Universidade de Coimbra é aplicado um desconto de 10%.

5. No momento da inscrição, o/a candidato/a deverá assinalar também as opções de atividades transversais em que pretende participar dentro do programa disponibilizado em uc.pt/UV.

6. O/A aluno/a só se encontra efetivamente inscrito/a depois de ser efetuado o pagamento e de ser enviado o respetivo comprovativo para o endereço de e-mail dentro do prazo estipulado – até dia 30 de junho – acompanhado da seguinte informação: nome do candidato, tipo de inscrição (com ou sem alojamento), área do saber e montante transferido.

7. O pagamento da UV apenas é feito através do PayPal e, como tal, só serão aceites os comprovativos de pagamento efetuados através desta ferramenta.

8. O recibo de pagamento da UV será emitido pela Universidade de Coimbra até ao final do mês de setembro.

9. Qualquer desistência comunicada após a realização do pagamento não terá lugar a reembolso.

Condições Gerais

1. Durante toda a semana da UV, as atividades decorrem habitualmente das 09h00 às 23h00; no último dia de atividades estas terminarão às 17h30. O programa completo está disponível em uc.pt/UV.

2. É da responsabilidade dos/as Encarregados/as de Educação ou responsáveis pelos/as participantes sem alojamento incluído na inscrição garantir a presença dos/as mesmos/as nas instalações das Faculdades/Departamentos onde decorrerão as atividades da UV à hora prevista para o início das mesmas.

3. É da responsabilidade dos/as Encarregados/as de Educação ou responsáveis pelos/as alunos/as sem alojamento incluído assegurar o acompanhamento e transporte no final de todas as atividades.

4. Em caso de atraso ou falta à atividade (no dia de acolhimento ou nos restantes dias) os/as Encarregados/as de Educação ou responsáveis pelos/as alunos/as deverão avisar telefonicamente os/as responsáveis pela UV dessa falha (contactos a disponibilizar no dia do acolhimento), realizando a respetiva confirmação por escrito para o e-mail servicoeducativo@uc.pt.

5. Os/As participantes com alojamento ficarão instalados em residências universitárias dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra e serão responsabilizados/as por quaisquer danos nelas causados durante a sua estadia.

6. Os/As participantes não estão autorizados a ausentar-se ou abandonar o grupo em qualquer circunstância (durante o período de atividades, assim como após o horário de recolha às residências universitárias). Em caso de violação desta norma, os/as Encarregados/as de Educação ou responsáveis pelos/as participantes serão imediatamente contactados/as, sob pena de os seus/suas educandos/as serem excluídos/as da UV.

7. O primeiro dia da UV será reservado para receção e acolhimento dos/as participantes: a partir das 16h00 nas residências universitárias para os/as alunos/as com alojamento incluído e a partir das 18h00 para todos/as os/as participantes em local a indicar.

8. Todos/as os/as participantes devem fazer-se acompanhar no primeiro dia de atividade (dia do acolhimento) de um documento de identificação com fotografia.

9. Os/as participantes deverão fazer-se acompanhar, ao longo de toda a semana, da credencial de identificação entregue no dia de acolhimento, dependendo dela a circulação nos transportes públicos de Coimbra, bem como a participação em todas as atividades.

10. Os/as Encarregados/as de Educação ou responsáveis pelos alunos/as deverão fornecer todas as informações que lhes forem solicitadas e outras que considerem úteis à organização da UV.

11. Todos/as os/as alunos/as estarão abrangidos por um seguro de Responsabilidade Civil e de Acidentes Pessoais já incluído no valor da inscrição.

12. O/a aluno/a participante deve respeitar todas as normas e regras de segurança impostas para cada atividade, sendo responsável pelos eventuais prejuízos causados à entidade organizadora ou a terceiros.

13. Em caso de indisciplina por parte dos/as participantes, a organização da UV comunicará a ocorrência ao Encarregado de Educação ou responsável pelo/a aluno/a. Caso se verifique a reincidência, o/a aluno/a será compelido/a a abandonar a Universidade de Verão, sem direito à devolução do valor pago pela inscrição.

14. Os/as Encarregados/as de Educação ou responsáveis pelos/as alunos/as assumem o compromisso de ir buscar o/a aluno/a à UV em caso de doença que impossibilite a sua permanência ou caso o participante manifeste vontade de regressar a casa antes do final das atividades.

15. Durante todo o período de realização da UV os/as participantes estão expressamente proibidos/as de consumir bebidas alcoólicas e qualquer substâncias psicotrópicas e estupefacientes. 

Monitores

1. Os/as monitores/as da UV são estudantes da Universidade de Coimbra, previamente selecionados/as pela Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, cumprindo critérios previamente definidos pela organização.

2. Todos/as os/as participantes serão acompanhados por monitores/as durante todas as atividades e todo o período de realização da UV, aos/às quais devem obediência.

3. Os/as monitores/as deverão cumprir as regras e ordens estabelecidas pela organização da UV, sendo responsáveis por toda e qualquer situação que ocorra durante o período de realização desta iniciativa com o grupo pelo qual estão responsáveis.

4. Os/as monitores/as acompanharão também os/as estudantes que ficarão alojados/as nas residências universitárias, devendo os/as alunos/as da UV obedecer a todas as regras indicadas pelos/as monitores/as destacados/as para acompanhar a estadia. 

Captação e utilização de imagens

1. A aceitação das normas de participação na UV pressupõe a autorização para captação de imagens (fotografia e vídeo) dos/as alunos/as, bem como a sua posterior utilização institucional pela Universidade de Coimbra, nomeadamente na divulgação de próximas edições da UV e/ou outro tipo de ações de divulgação desta instituição.

2. Como complemento a esta aceitação, deverá, a par do presente regulamento, ser assinada e entregue a Declaração de Consentimento de Recolha e Tratamento de Dados Pessoais que se encontra disponível em uc.pt/UV.

Disposições finais

1. O presente regulamento deverá ser aceite e assinado pelo/a Encarregado/a de Educação ou responsável pelo/a aluno/a participante na UV e entregue no dia de acolhimento, dependendo dele a participação do/a candidato/a nesta edição da Universidade de Verão.