Sobre a ADAI
ADAI | Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial
A Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial - ADAI - é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, a sua sede social situa-se em Coimbra, no Laboratório de Aerodinâmica Industrial, sito na Rua Pedro Hispano n.º 12, 3030-289 Coimbra. A ADAI é um Centro Tecnológico que está ligado ao Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, e promove atividades de investigação, desenvolvimento, formação, monitorização para a indústria e prestação de serviços. Foi constituída em 9 de julho de 1990, tendo sido reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública em 14 de outubro de 1996. Enquanto Centro Tecnológico, a ADAI está inscrita no Mapeamento das infraestruturas tecnológicas da Zona Centro A ADAI surgiu por iniciativa de um grupo de investigadores das áreas de mecânica dos fluidos, transmissão de calor e climatização e ambiente, do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), tendo por objetivo proporcionar um enquadramento formal à promoção da atividade de investigação e desenvolvimento experimental, em colaboração com diversas entidades públicas e privadas. Constitui ainda objeto da ADAI o fomento da colaboração técnica e científica entre os seus membros e com os de outras entidades nacionais ou estrangeiras, na busca de respostas e soluções fundamentadas tecnicamente para problemas que se coloquem ao ambiente, à indústria e à sociedade, nomeadamente na defesa da sua sustentabilidade, segurança e bem-estar. No âmbito das suas áreas de especialidade, a ADAI tem como objetivos principais:
Estes objetivos são realizados por meio de uma estrutura baseada em duas Áreas de Investigação e Desenvolvimento, que constituem o núcleo da atividade da ADAI. Estas áreas são independentes, em termos de gestão e de relacionamento externo, mas trabalham em estreita colaboração, partilhando recursos humanos e materiais: a) Energia, Ambiente e Conforto: As atividades deste grupo de investigação organizam-se em quatro áreas principais: eficiência energética e qualidade do ar interior, ecologia industrial, mobilidade sustentável, e engenharia do vento e aerodinâmica industrial. Possui um laboratório acreditado com equipamento adequado e instalações experimentais atualizadas, adaptadas aos campos de investigação (como por exemplo: túneis de vento, câmaras climáticas e banco de ensaios de motores). Possui uma participação na liderança da iniciativa Energia para a Sustentabilidade (EfS) da Universidade de Coimbra, que tem permitido captar vários alunos de doutoramento e de mestrado. Os seus membros doutorados estão filiados no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra, na Universidade do Algarve, e nos Institutos Politécnicos de Coimbra, de Leiria, de Castelo Branco e de Viseu. b) Incêndios Florestais e Detónica: As atividades deste grupo estão centradas na promoção do conhecimento científico dos fenómenos relacionados com a ocorrência e propagação dos incêndios florestais, com vista ao suporte dos esforços comuns para a minimização dos impactos negativos dos mesmos. O grupo dedica-se à investigação aplicada no âmbito dos incêndios florestais e dos incêndios na interface urbano-florestal, nomeadamente nos aspetos físicos do fogo e na segurança pessoal no âmbito dos incêndios florestais. Na área de detónica, o grupo dedica-se ao estudo e desenvolvimento de explosivos e transmissão de choque em condensados, ao estudo de propergóis e geradores de gás, e ao estudo de aplicações preliminares ou de afinação de protótipos de aplicação de explosivos. A identificação das competências essenciais existentes na ADAI resultou na criação de 4 Centros Temáticos, com equipas dedicadas e com reconhecimento externo:
|
|
Maioritariamente, a ADAI desenvolve a sua atividade nas seguintes infraestruturas: |
|
|
|
|
|
|
|
Desde 2006, a ADAI é uma das quatro instituições parceiras e de gestão do LAETA – Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica (LA nº 50022), classificado com Excelente pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT, I.P. no âmbito do Programa de Financiamento Plurianual das Unidades de I&D. |
Redes de investigação e colaboração
A ADAI possui uma rede alargada de colaborações com a indústria e com centros de investigação de renome nacional e internacional, para além de possuir consultores científicos externos de nível mundial.
Os seus membros têm vindo a estabelecer uma rede de partes interessadas nas áreas de investigação e na exploração de boas práticas. A ADAI possui vínculos duradouros com instituições internacionais na Europa, América do Norte e África. Além disso, a ADAI tem vindo a unir forças com empresas por meio de Parcerias de Transferência de Conhecimento para fortalecer os laços entre a investigação e a prática.
Conheça as nossas redes de investigação e colaboração