Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Bolsas de mérito da UC para estudantes internacionais 2020/2021

Consulte os resultados de seleção no inforestudante.

Os estudantes internacionais que ingressem na Universidade de Coimbra (UC) através de exames exteriores à instituição, como o ENEM, International Baccalaureate, A-Level, Gaokao, Liankao e Exame Unificado de Macau, têm oportunidade de se candidatar a bolsas de mérito.

Estas bolsas libertam os estudantes do pagamento das mensalidades, no valor anual de sete mil euros. São elegíveis para as bolsas os estudantes que obtenham uma nota de candidatura igual ou superior a 16 valores (160 pontos) na escala portuguesa.

O número de bolsas varia por ano letivo, faculdade e curso e a sua renovação dependerá da manutenção, pelo estudante, do mesmo nível académico nos anos posteriores.

Com esta medida a Universidade de Coimbra procura facilitar o acesso a estudantes de excelência que sonham fazer o seu primeiro percurso académico numa instituição europeia de referência e que de outra forma não o poderiam fazer.

Em que consiste a bolsa?

A bolsa liberta o estudante do pagamento das mensalidades anuais ("propinas"), no valor de 7000 EUR. 

Ressaltamos que a taxa de inscrição e demais taxas académicas, bem como despesas de alojamento, alimentação, material escolar, entre outras são da responsabilidade do estudante.

Quem se pode candidatar às bolsas?

Estudantes colocados na Universidade de Coimbra para o ano letivo de 2020/2021, através do concurso especial para estudantes internacionais, com uma classificação de acesso igual ou superior a 16 valores (160 pontos), bem como estudantes admitidos em anos anteriores que mantenham o estatuto de estudante internacional e a média de 16 valores.

O facto de ter nota igual ou superior a 160 não garante por si só a obtenção da bolsa. O número de bolsas é limitado por Faculdade e, em certos casos, por curso.

Como é o processo de candidatura?

Os candidatos elegíveis para a bolsa receberão uma comunicação da UC por correio eletrónico com instruções detalhadas de como proceder.

Esteja atento ao seu email registado no inforestudante.uc.pt, porque isto acontece logo após o anúncio das colocações (aprovação da candidatura aos cursos de graduação), durante o período de matrículas e inscrições.

Quais os critérios de avaliação das candidaturas?

A seriação de candidatos é feita com base na seguinte fórmula:

(2 × ACA + 1 × MOT)/3

em que:

  • MOT é a motivação do candidato para se candidatar à bolsa, expressa por carta, de extensão não superior a 4000 caracteres, que justifique o mérito da candidatura e a relevância do apoio a conceder;
  • ACA é o desempenho académico.

Para mais detalhes, consulte o artigo 4.º do Regulamento 397/2016 citado no final desta página. 

Os resultados do processo de atribuição das bolsas serão comunicados aos candidatos e publicitados no inforestudante.uc.pt, decorridas as três candidaturas.

Os candidatos elegíveis para a bolsa de mérito têm necessariamente de realizar o pagamento inerente à sua matrícula e inscrição (30% das mensalidades ("propina") + taxa de inscrição) para garantir a vaga no curso em que foram colocados, devendo aguardar mais informações por parte dos Serviços Académicos da UC relativamente à atribuição da bolsa de mérito.

Como se processa a renovação da bolsa nos anos seguintes?

A bolsa é renovável anualmente, até ao fim do ciclo de estudos em que os beneficiários se encontravam inscritos no momento da concessão inicial da bolsa, desde que se mantenha o preenchimento dos requisitos constantes da alínea b) do n.º 1 do artigo 3.º do Regulamento 397/2016 citado no final desta página, ou de norma equivalente que esteja em vigor no momento da renovação.

Documentos para consulta

  • Regulamento n.º 397/2016 de 13 de abril (Regulamento das Bolsas de Mérito para Estudantes Internacionais da Universidade de Coimbra)

«« Mais informações para estudantes internacionais com ingresso em anos anteriores