Missão
Os Serviços de Biblioteca e Documentação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra ajudam a cumprir uma parte essencial da missão de ensino e investigação da universidade e formam parte de uma rede maior que serve a comunidade académica onde se insere, a nacional e a internacional. Visam, por isso:
- Assegurar serviços de qualidade e de referência para os corpos docente e discente bem como para todos aqueles que a ela se dirijam;
- Fornecer acesso à informação contribuindo para a disponibilização dos recursos de informação em rede à escala global;
- Adquirir, gerir e preservar os recursos de informação a partir de uma grande variedade de formatos;
- Criar um ambiente conducente à aprendizagem e investigação;
- Incrementar o reconhecimento da importância da biblioteca como um lugar dotado de espaços confortáveis e com acesso à informação em rede para fins de aprendizagem e investigação;
- Apoiar na avaliação dos recursos de informação usando as tecnologias atuais e as emergentes;
- Construir uma organização que promova a diversidade cultural;
- Liderar projetos cooperativos que visem a promoção do acesso aos recursos de informação localizados intra e extra muros.
Para além dos corpos discente e docente, os Serviços procuram satisfazer as necessidades de informação ao nível regional, nacional e internacional contribuindo, deste modo, para o desenvolvimento intelectual, cultural e social de diferentes comunidades. Os seus profissionais procuram assegurar que os serviços conseguem responder aos desafios de informação do séc. XXI.
Valores organizacionais
Para cumprir a sua missão e visão, assumem como essenciais os seguintes valores:
- Mudança como Oportunidade. Os valores dos Serviços de Biblioteca e Documentação incluem a inovação, flexibilidade e criatividade em equilíbrio com a tradição e conquistas já realizadas.
- Colaboração. Os Serviços de Biblioteca e Documentação valorizam a colaboração e a comunicação aberta em todas as suas atividades.
- Diversidade. Os Serviços de Biblioteca e Documentação valorizam a diversidade das suas coleções, funcionários e utilizadores e procurarão manter um clima de abertura, respeito e apreço.
- Integridade. Os funcionários dos Serviços de Biblioteca e Documentação procuram agir de forma profissional em todas as suas ações dentro e fora da Biblioteca.
- Aprendizagem. Os Serviços de Biblioteca e Documentação valorizam a procura do conhecimento ao longo da vida.
- Serviços. Os Serviços de Biblioteca e Documentação oferecem serviços aos seus utilizadores capazes de os apoiar no seu processo de aprendizagem.