A Secção de Estudos Clássicos herdou a tradição de Investigação e Ensino do Instituto de Estudos Clássicos, unidade científica e pedagógica fundada a 10 de maio de 1944.
O ensino e a investigação do Grego e do Latim, línguas antigas de tradição europeia, da História e Cultura das civilizações a quem deram voz e da sua presença no mundo atual, concebidas enquanto manifestações humanas de transmissão ao longo dos tempos (Antiguidade Clássica, Idade Média, Época Moderna e Contemporânea), bem como o estudo do Património Alimentar, constituem a especificidade da participação da Secção de Estudos Clássicos na economia do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas.
A Secção é responsável pela formação em Estudos Clássicos ao nível da licenciatura, mestrado e doutoramento, a que se soma um contributo considerável na docência de unidades curriculares de outros cursos e de outros departamentos. Destacam-se as áreas de formação abrangidas nos 2º e 3º ciclos coordenados pela secção de Estudos Clássicos: o mestrado em Estudos Clássicos, cujos domínios de investigação poderão ser aprofundados no Doutoramento em Estudos Clássicos, com os ramos de Poética e Hermenêutica e de Mundo Antigo. Também partilha com a Secção de Estudos Portugueses a direção do mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário. Além da formação especializada em Estudos Clássicos e Humanísticos, a secção tem ainda a responsabilidade de coordenar uma formação de carácter interdisciplinar, única no panorama nacional, o Doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades.
As suas instalações comportam uma completa e atualizada biblioteca de Estudos Clássicos, e nelas têm sede o Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH) e a Associação Portuguesa de Estudos Clássicos (APEC), desenvolvendo em conjunto uma abundante e diversificada atividade científica e de extensão à comunidade de que resultam numerosas publicações, destacando-se as revistas Humanitas e Boletim de Estudos Clássicos. Os docentes da secção possuem uma vasta produção científica, de que uma das faces mais visíveis é a coordenação das séries (e de numerosas obras nelas publicadas) integradas na biblioteca online Classica Digitalia: Humanitas Supplementum, Textos Gregos, Textos Latinos, Portugaliae Monumenta Neolatina, DIAITA: Scripta & Realia, Mito e (Re)escrita.
Destaca-se também o papel ativo dos seus alunos e docentes no grupo de teatro residente, a Associação Cultural Thíasos, vocacionada para a divulgação da cultura clássica greco-latina, através da representação de teatro de tema clássico. De natureza universitária, o grupo procura levar aos palcos nacionais e internacionais o teatro greco-latino (ou nele inspirado), demonstrando a sua atualidade.
Pessoas
Docentes
Diretora do Mestrado em "Ensino de Português e de Latim"
Coordenadora Científica do CECH - Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos e Diretora dos Doutoramentos em "Estudos Clássicos" e "Patrimónios Alimentares"
Diretor do Mestrado em "Estudos Clássicos"
Subdiretor da Licenciatura em "Estudos Clássicos"
Diretora do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas
Subdiretora do Mestrado em "Alimentação - Fontes, Cultura e Sociedade"
Mobilidade
Entrar em contacto por email.
Links: Divisão de Relações Internacionais | Protocolos de mobilidade