/ Secções

Secção de Estudos Clássicos

Apresentação

English version (258 kB)

A Secção de Estudos Clássicos herdou a tradição de Investigação e Ensino do Instituto de Estudos Clássicos, unidade científica e pedagógica fundada a 10 de maio de 1944.

O ensino e a investigação do Grego e do Latim, línguas antigas de tradição europeia, da História e Cultura das civilizações a quem deram voz e da sua presença no mundo atual, concebidas enquanto manifestações humanas de transmissão ao longo dos tempos (Antiguidade Clássica, Idade Média, Época Moderna e Contemporânea), bem como o estudo do Património Alimentar, constituem a especificidade da participação da Secção de Estudos Clássicos na economia do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas.

A Secção é responsável pela formação em Estudos Clássicos ao nível da licenciatura, mestrado e doutoramento, a que se soma um contributo considerável na docência de unidades curriculares de outros cursos e de outros departamentos. Destacam-se as áreas de formação abrangidas nos 2º e 3º ciclos coordenados pela secção de Estudos Clássicos: o mestrado em Estudos Clássicos, cujos domínios de investigação poderão ser aprofundados no Doutoramento em Estudos Clássicos, com os ramos de Poética e Hermenêutica e de Mundo Antigo. Também partilha com a Secção de Estudos Portugueses a direção do mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário. Além da formação especializada em Estudos Clássicos e Humanísticos, a secção tem ainda a responsabilidade de coordenar uma formação de carácter interdisciplinar, única no panorama nacional, o Doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades.

As suas instalações comportam uma completa e atualizada biblioteca de Estudos Clássicos, e nelas têm sede o Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH) e a Associação Portuguesa de Estudos Clássicos (APEC), desenvolvendo em conjunto uma abundante e diversificada atividade científica e de extensão à comunidade de que resultam numerosas publicações, destacando-se as revistas Humanitas e Boletim de Estudos Clássicos. Os docentes da secção possuem uma vasta produção científica, de que uma das faces mais visíveis é a coordenação das séries (e de numerosas obras nelas publicadas) integradas na biblioteca online Classica Digitalia: Humanitas Supplementum, Textos Gregos, Textos Latinos, Portugaliae Monumenta Neolatina, DIAITA: Scripta & Realia, Mito e (Re)escrita.

Destaca-se também o papel ativo dos seus alunos e docentes no grupo de teatro residente, a Associação Cultural Thíasos, vocacionada para a divulgação da cultura clássica greco-latina, através da representação de teatro de tema clássico. De natureza universitária, o grupo procura levar aos palcos nacionais e internacionais o teatro greco-latino (ou nele inspirado), demonstrando a sua atualidade.

Pessoas

Frederico Maria Bio Lourenço
Coordenador de Secção

Docentes

António Manuel Ribeiro Rebelo

Subdiretor do Mestrado em "Estudos Clássicos"

Carlota Maria Lopes Miranda Urbano

Diretora do Mestrado em "Ensino de Português e de Latim"

Carmen Isabel Leal Soares

Coordenadora Científica do CECH - Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos e Diretora dos Doutoramentos em "Estudos Clássicos" e "Patrimónios Alimentares"

Cláudia Raquel Cravo da Silva
Delfim Ferreira Leão

Diretor do Doutoramento em "Estudos Clássicos"

Frederico Maria Bio Lourenço

Diretor da Licenciatura em "Estudos Clássicos"

José Luís Lopes Brandão

Diretor do Mestrado em "Estudos Clássicos"

Subdiretor da Licenciatura em "Estudos Clássicos"

Maria Margarida Lopes Miranda

Diretora do Mestrado em "Estudos Clássicos"

Paula Cristina Barata Dias

Diretora do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas

Subdiretora do Mestrado em "Alimentação - Fontes, Cultura e Sociedade"

Mobilidade

Carlota Miranda Urbano
Coordenadora de Mobilidade

Entrar em contacto por email.

Links: Divisão de Relações Internacionais | Protocolos de mobilidade

Espaços

Sala "Instituto de Estudos Clássicos", 5º piso da FLUC.