A atual Secção de Estudos Italianos tem na sua origem a Sala Italiana, fundada sob proposta do governo italiano e inaugurada em 1928. É um dos mais antigos institutos universitários de italiano de toda a Península Ibérica. Detém ligações próximas com a Itália, as suas universidades e as suas grandes redes de difusão cultural, bem como com os serviços culturais da Embaixada e com a Associação Dante Alighieri do Porto.
Uma vasta rede de protocolos Erasmus permite aos/às estudantes realizar estadias de mobilidade em variadíssimas universidades de Itália. Além disso, são anualmente oferecidas bolsas de estudo para cursos de verão.
A oferta formativa de Estudos Italianos estende-se ao 1.º, ao 2.º e ao 3.º ciclos:
— Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas | Percurso de Italiano.
Para os/as estudantes de todas as licenciaturas da FLUC: Menor em Estudos Italianos | 30 ECTS = 5 unidades curriculares de Estudos Italianos (língua, cultura ou literatura).
— Mestrado em Estudos de Cultura, Literatura e Línguas Modernas | Área Literaturas e Culturas Modernas | Dissertação em Estudos Italianos.
— Mestrado em Tradução | Dissertação.
— Doutoramento em Línguas Modernas: Culturas, Literaturas, Tradução | Ramo de Estudos de Tradução - Tese | Ramo de Literaturas - Tese.
Além disso, a Secção de Estudos Italianos efetua a certificação dos níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, e também de Cursos de Italianística e de Ensino de Italiano, através das parcerias D.ITAL.S e ICon-Italian Culture on the Net.
Ao longo de todo o ano são dinamizadas múltiplas atividades culturais: o Festival do Cinema Italiano, que traz ao Teatro Académico Gil Vicente alguns dos melhores filmes produzidos em Itália no ano precedente; ciclos de cinema temáticos; a Sobremesa à Italiana, série de encontros, à hora de almoço, em que são apresentados temas que podem ir do desporto à música, à banda desenhada ou às rotas turísticas; encontros com escritores/as; conferências e palestras.
Por sua vez, os Encontros de Italianística, que vão na sua XIII edição, têm vindo a explorar a obra de grandes autores/as e de grandes temas das letras italianas, contemplando igualmente as relações mantidas com a cultura e a literatura portuguesas. Fórum de reunião entre quantos, em Portugal, se interessam pela área, os Encontros de Italianística afirmam-se como oportunidade de diálogo com alguns dos mais destacados críticos italianos.
No campo editorial, a Secção de Estudos Italianos é sede da redação da revista histórica Estudos Italianos em Portugal e publica a coleção Leonardo.
As suas instalações, que foram recentemente renovadas, põem à disposição do público uma biblioteca atualizada, num ambiente de trabalho tranquilo e acolhedor.
Pessoas
Docentes
Diretora do Doutoramento em "Línguas Modernas: Culturas, Literaturas, Tradução"
Mobilidade
Entrar em contacto por email.
Links: Divisão de Relações Internacionais | Protocolos de mobilidade