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Inventário de Diferenciação do Self - Revisto (DSI-R; Major, Rodríguez-González, Miranda, Rousselot, & Relvas, 2014) |
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| O que é? | A versão portuguesa do DSI-R, publicado em 2003 por E. A. Skowron e T. A. Schmitt, nos Estados Unidos da América |
| O que avalia? | Avaliam a diferenciação do self em adultos, através das suas relações significativas e relações atuais com a família de origem. Os 46 itens que compõem o inventário encontram-se repartidos por quatro subescalas: Reatividade Emocional (RE), Posição do “Eu” (PE), Cut-Off Emocional (CE) e Fusão com os Outros (FO) |
Estrutura do DSI-R | |
| Subescala | Descrição |
RE (11 itens) | Tendência para responder aos estímulos ambientais com base em respostas emocionais automáticas |
PE (11 itens) | A medida em que os indivíduos têm claramente definido o sentido do self, tendo as suas próprias convicções, elaboradas com base na ponderação |
CE (12 itens) | Limite ou distanciamento emocional e comportamental em relação ao(s) outro(s), assim como os medos de intimidade ou sufoco nas relações |
FO (12 itens) | Sobre-envolvimento com o(s) outro(s), nomeadamente, a dependência elevada face ao(s) outro(s) para confirmar as suas crenças, convicções e decisões e a tendência para alguma dificuldade em definir crenças e convicções como verdadeiramente suas |
| A quem se aplica? | Apesar de inicialmente desenvolvido para ser utilizado com adultos com mais de 25 anos (idade estabelecida por representar a fase de autonomização do jovem adulto), Knauth e Skowron (2004) realizaram um estudo que validou o DSI-R para a população adolescente com idades entre os 14 e os 19 anos (N = 363) |