- Calendários Letivos
- Horários 2025-2026
- Licenciatura em Psicologia com Variante Menor
- Inscrição nas Turmas Práticas
- Perguntas frequentes (FAQs)
- Avaliações de Época Especial
- Unidades Curriculares de Opção 2025-2026
- Unidades Curriculares de Opção "Projeto de Investigação"
- Unidade de Observação e Intervenção [LCE]
- Provas Académicas
Candidaturas à FPCEUC
Deve realizar candidatura através do Regime de Mudança de Par Instituição/Curso. Em caso de colocação, pode pedir creditações a unidades curriculares realizadas previamente, no curso anterior.
Sim, pode. Nesse caso, deverá realizar uma candidatura condicionada, na qual indicará, sob compromisso de honra, a média com que supostamente irá terminar o seu curso e uma data estimada para a sua conclusão. Assim que tiver a certidão deverá entregá-la para que a sua candidatura seja considerada definitiva e possa ser validada.
A candidatura é feita através do Inforestudante, a plataforma informática que possibilita realizar todo o processo de candidaturas através dos diversos regimes, incluindo pagamentos e introdução de documentos. Toda a informação pode ser consultada em Candidaturas à UC. As informações da página não dispensam a consulta do Aviso de Abertura.
Sim, pode. Para cada candidatura deve pagar o respetivo emolumento.
Os Doutoramentos oferecidos pela FPCEUC, não permitem a inscrição a Tempo Parcial no 1.º ano do curso, que corresponde ao conjunto de unidades curriculares a que o/a estudante tem, obrigatoriamente, de ter aproveitamento antes de iniciar a respetiva Tese. Presentemente, é possível aos/às doutorandos/as inscreverem-se a Tempo Parcial nos anos em que estejam a preparar a Tese, dentro dos limites previstos no Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.
Sim, a Universidade de Coimbra possibilita a realização de candidaturas condicionadas quando não está reunida toda a documentação necessária até ao final do prazo de candidatura. A candidatura condicionada é realizada por indicação do/a candidato/a. Caso não reúna a documentação exigida ou não cumpra a conclusão do curso até à data indicada no Inforestudante, poderá transitar a candidatura para a fase seguinte, caso exista. Só poderá integrar a lista de seriação definitiva o/a candidato/a que submeter a documentação em falta no prazo indicado no Inforestudante.
Matrículas, inscrições e desistências de curso
Sim, pode. Para tal, deve:
- aceder ao InforEstudante e selecionar a opção "Balcão Académico - Inscrições em Cursos", como normalmente aconteceria dentro do prazo;
- após escolher as unidades curriculares, será apresentada uma mensagem com o valor do emolumento por ato fora de prazo (até 15 dias iniciais após o final do prazo normal – 15€ e entre 16.º e 30.º dia após esse prazo - 30€) e a inscrição ficará lacrada;
- o pagamento deve ser efetuado através das referências Multibanco, por Paypal ou na Tesouraria de um dos polos de atendimento. A visibilidade do pagamento na tua conta corrente é habitualmente imediata.
Findos os 30 dias do prazo normal, a inscrição fica sujeita a requerimento de exceção que pode solicitar no Inforestudante selecionando a opção "Balcão Académico - Requerimentos - Tipo - [Alun@s] Inscrição fora de prazo no ano letivo (após 30 dias do prazo normal)", mediante o pagamento de emolumento no valor de 50€, sendo que a decisão é solicitada aos órgãos da Faculdade. De salientar que o pagamento do emolumento não garante o deferimento do pedido.
Pode estar inscrito/a até 60 ECTS de primeira inscrição (unidades curriculares em que se inscreve pela 1.ª vez) e 24 ECTS de reinscrição (unidades curriculares em que já esteve inscrito/a e não obteve aprovação ou que pretende melhorar a classificação).
Considera-se uma inscrição a tempo parcial quando o/a estudante está inscrito/a até 30 ECTS, no ano letivo, ou até 15 ECTS, num semestre.
Para se inscrever nas turmas práticas deverá aceder ao Inforestudante e selecionar a opção "Balcão Académico - Inscrições em Turmas", de acordo com as datas definidas pelos Serviços Académicos da FPCEUC e comunicadas através de notificação. Caso verifique que as turmas se encontram sem vagas deverá contactar os Serviços Académicos: secretaria@fpce.uc.pt. Caso tenha uma situação especial inserida no Inforestudante deverá contactar os Serviços Académicos antes do início das inscrições, via e-mail.
O pedido de desistência da matrícula/inscrição deve ser formalizado junto do Serviço de Gestão Académica. É necessário também formalizar a desistência para que deixe de ser estudante da UC. Para formalizar a desistência deverá aceder ao Inforestudante e selecionar a opção "Balcão Académico - Requerimentos - Tipo - [Alun@s] Desistência da inscrição". Se, no ano letivo seguinte ao ano letivo da desistência, pretender prosseguir estudos no mesmo ciclo, basta efetuar a inscrição nesse ciclo de estudos.
Se não se inscrever no próximo ano letivo, será considerado/a interrompido/a. No ano letivo imediatamente subsequente deve realizar inscrição nos prazos definidos para a frequência nesse ano letivo.
Neste caso, para efeitos de continuação de estudos, o/a estudante deve candidatar-se pelo regime de reingresso, dentro do prazo estipulado pela Universidade de Coimbra para o efeito.
Avaliações
Sim, é. Pode realizar a inscrição no Inforestudante selecionando a opção "Minhas disciplinas - Inscrição em Avaliações" até quatro dias úteis antes da data do exame. Na época especial para se inscrever deve aceder ao Inforestudante e escolher a opção "Balcão Académico - Inscrições em Exames" até dois dias antes da data do exame.
Sim, caso o/a docente responsável pela unidade curricular autorize a realização do mesmo.
Sim. Apesar de ser recomendável realizar as avaliações em época normal e/ou de recurso, caso não o faça, e se tiver estatuto que lhe confere o acesso a época de especial, não perde esse direito.
Em primeiro lugar, deve consultar as condições de acesso. Deve também consultar o calendário relativo à época especial, contendo as datas relativas às entregas e defesas deste género.
- Época Normal - disponível para todos os/as mestrandos/as admitidos para defesa, ou
- Época Especial - para os/as mestrandos/as anteriores com acesso a esta época (por exemplo, os/as finalistas).
Não é possível entregar/submeter a dissertação na época especial sem previamente ter realizado a inscrição nessa época no Inforestudante escolhendo a opção "Balcão Académico - Inscrições em Exames".
O/A estudante finalista pode ainda utilizar a Época Extraordinária (no 1.º ou 2.º semestre), para pedir a "Antecipação da Época Especial" do ano letivo em curso, no Serviço de Gestão Académica. Para tal deverá aceder ao Inforestudante e selecionar a opção "Balcão Académico - Requerimentos - Tipo - [Alun@s] Antecipação de defesa de dissertação (ou similar) da época especial para a época extraordinária".
Os prazos para entrega/submissão e defesa do relatório de estágio/projeto/dissertação de mestrado constam do calendário letivo.
A entrega/submissão das Dissertações e similares (Estágio ou Projeto) no âmbito dos mestrados é efetuada no Inforestudante escolhendo a opção "Balcão Académico - Entrega Dissertações/Teses". O/A mestrando/a insere os dados solicitados e carrega os ficheiros em pdf considerados necessários pela FPCE-UC, sendo necessário num primeiro momento criar o Orcid (Identificador Digital do Investigador). Se tiver dúvidas, pode aceder ao manual de utilizador através do link "Ajuda" localizado no canto superior direito da página do Inforestudante “Entrega de dissertações”.
A submissão da Tese é feita no Inforestudante escolhendo a opção "Balcão Académico - Entrega Dissertações/Teses". Encontra as informações relativas à entrega da Tese na página da Universidade de Coimbra. Antes de proceder à submissão da tese, o/a doutorando/a deve confirmar se houve alteração no título da Tese ou na equipa de Orientadores e se essas alterações estão devidamente registadas nos serviços da UC.