Ciência às Seis (online) | Ciência e Banda Desenhada

15 de Dezembro - 18h
11 dezembro, 2020
Ciência e Banda Desenhada

Dia 15 de Dezembro, às 18h, realiza-se via Plataforma Zoom, a palestra inserida no ciclo "Ciência às Seis" intitulada "Ciência e Banda Desenhada" com João Ramalho-Santos, professor do Departamento de Ciências da Vida e investigador do CNC - Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra. A palestra será moderada por Carlos Fiolhais, director do Rómulo.

Sessão inserida no ciclo Ciência às Seis online, iniciativa do RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, coordenado por Carlos Fiolhais e António Piedade.

Destinada ao público em geral, a sessão é de participação livre e não necessita de inscrição. No fim da apresentação do orador, os participantes poderão colocar questões e fazer comentários.

Resumo da Palestra:

A divulgação da ciência pode fazer-se por vários meios, incluindo a “nona arte”, a banda desenhada (a sétima arte é o cinema e a oitava a fotografia). Bons exemplos são o álbum “O Segredo de Coimbra” do belga Étienne Schréder, sobre o antigo Gabinete de Física da Universidade de Coimbra, ou os recentes albuns de autores nacionais “As Luzes do Príncipe”, sobre o eclipse solar que tornou Einstein famoso, e “A Viagem mais Longa” sobre a viagem de Fernão de Magalhães. No domínio da biologia e das ciências da saúde vários projectos, alguns apoiados pelo jornal Público, têm sido desenvolvidos em Coimbra.

Biografia do Orador:

Biólogo, doutorado em Biologia Celular pela Universidade de Coimbra em 1997, João Ramalho-Santos é Professor Catedrático do Departamento de Ciências da Vida. Coordena o Programa Doutoral em Biologia Experimental e Biomedicina. É membro do corpo editorial da revista “Reproduction”, e membro de comissões em várias sociedades, avaliador para 15 agências científicas de outros tantos países, e para mais de 40 revistas internacionais. Foi membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. É autor de vários trabalhos de divulgação científica e de ficções de temática científica publicadas na revista “Nature” e no site LabLit.com.

Além da sua actividade científica participou em várias obras colectivas de, e sobre, Banda Desenhada: As Cidades Visíveis; Uma Revolução Desenhada: O 25 de Abril e a Banda Desenhada; CrossRoads; A Revolução Interior e EDEN 2.0. Tem uma coluna sobre banda desenhada no “JL- Jornal de Letras”.

Evento no Facebook