ESCOLA CIÊNCIA VIVA

16 novembro, 2018
escol ciencia viva

No dia 19 de Novembro de 2018 damos início à ESCOLA CIÊNCIA VIVA, que irá decorrer no RÓMULO CCVUC. Este projecto tem como objectivo proporcionar aos alunos do 4º ano, do Município de Cantanhede, uma experiência inesquecível!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Escola Ciência Viva é um projecto educativo dotado de um programa de educação científica que integra o currículo escolar num ambiente de aprendizagem com as características de um Centro de Ciência, tendo na sua estrutura parcerias institucionais alargadas a escolas, autarquias e instituições científicas e de ensino superior.

O RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra integrou a rede de escolas intitulada Escola Ciência Viva, com o intuito de apoiar os estabelecimentos de educação formal na promoção do ensino experimental das ciências e no desenvolvimento da cultura científica e tecnológica junto de crianças do 1.º ciclo.

O RÓMULO - ESCOLA CIÊNCIA VIVA, uma das onze escolas a abrir as portas no ano 2018/2019, é a única escola integrada em ambiente universitário:

1. Vamos proporcionar o contacto directo com instituições científicas e de ensino superior, contribuindo para uma mudança estratégica do ensino das ciências nas escolas, proporcionando actividades a desenvolver com:
- Centro de Competências TIC - SOFTCIÊNCIAS
- CNC – Centro de Neurociências e Biologia Celular da U. C.,
- Departamento de Física
- Jardim Botânico e Herbário
- Museu da Ciência
- Museu Nacional de Machado de Castro

2. Vamos trabalhar, em colaboração com os próprios professores envolvidos neste processo de ensino/aprendizagem, no sentido de:
- valorizar o ensino experimental
- desenvolver capacidades: observar, questionar, experimentar, concluir
- valorizar competências: autonomia, colaboração, poder de argumentação, espírito crítico

No dia 23 de Novembro de 2018, o RÓMULO – Escola Ciência Viva da Universidade de Coimbra recebeu a visita do Senhor Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. Nesta data foi publicamente assinado o protocolo de colaboração entre as partes: Universidade de Coimbra, pelo Magnífico Reitor João Gabriel Silva, Câmara Municipal de Cantanhede, pela Presidente Maria Helena Teodósio e pelos Directores dos Agrupamentos de Escolas envolvidos.