Francisco Nazareth: um cientista entre artistas | Ciência às Seis (on-line)

25 de Janeiro - 18h
Francisco Nazareth: um cientista entre artistas

Dia 25 de Janeiro às 18h realiza-se via Zoom a palestra intitulada "Francisco Nazareth: um cientista entre artistas" com Gilberto Pereira, conservador da colecção de instrumentos científicos do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

Sessão inserida no ciclo "Ciência às Seis", iniciativa do RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, destinada ao público em geral interessado em cultura científica, de participação livre e gratuita, não sendo necessária inscrição.

Resumo da Palestra: Nesta apresentação iremos debruçar-nos sobre a vida e a obra de Francisco Martins de Sousa Nazareth (1889 - 1971), professor catedrático de Física na Universidade de Coimbra, que, após realizar um estágio com Madame Curie, se tornou um dos pioneiros na detecção de partículas ionizadas em Portugal e que privou com Almada Negreiros e Fernando Pessoa, tendo ficado imortalizado num quadro do café “A Brasileira” do Chiado, em Lisboa.

Breve Biografia do Orador:

Gilberto Pereira é licenciado em Química Industrial, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e mestrado em Química Aplicada ao Património Cultural pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Encontra-se actualmente na Universidade de Coimbra (UC) a desenvolver a sua tese de doutoramento em História da Ciência com o tema “A investigação científica no Laboratório de Física da Universidade de Coimbra, entre 1911 e 1972”. Trabalha no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (desde 2002), sendo o conservador da colecção de instrumentos científicos.

Links relacionados:

No trilho dos instrumentos para preservação da memorabilia

História da Ciência na UC