“Olhar a China: uma aproximação ao espírito da China”

Olhar a China

No âmbito do programa 10 ANOS | 10 FIGURAS, que o RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra está a desenvolver no âmbito das comemorações do seu 10º aniversário, Guilherme Valente, editor da Gradiva e grande conhecedor e apaixonado pela China, será o próximo convidado, merecendo uma justa homenagem pela sua longa e fértil vida dedicada à edição de livros.

Na próxima 5ª feira, dia 18 de Abril, pelas 18 horas, Guilherme Valente virá ao RÓMULO apresentar o seu “Olhar a China: uma aproximação ao espírito da China”. No ambiente informal que caracteriza estas sessões, falará, para além da China e dos chineses, da sua longa experiência como editor e promotor da cultura em Portugal, para além de emitir as suas opiniões sobre as questões que lhe sejam colocadas.

Guilherme Valente ganhou o primeiro Grande Prémio Ciência Viva, por ter iniciado e mantido ao longo de 30 anos a colecção “Ciência Aberta”, que o público pode encontrar completa no Rómulo. O Rómulo tem beneficiado da generosidade de Guilherme Valente, que tem oferecido numerosos livros quer da editora que fundou, quer da sua própria biblioteca pessoal. Natural de Leiria, ele não esquece que o seu pai estudou na Universidade de Coimbra.

Nota biográfica
Guilherme Valente viveu na China, em Macau, em três momentos todos dramáticos,  onde teve a oportunidade  de realizar o gosto e o enriquecimento de se misturar com chineses de várias classes sociais, de viver o sentimento epifânico de descobrir no “outro” ( no caso, tão distante) o universal, o “mesmo” que existe espalhado pela Terra inteira.

“Parti  para Macau sabendo pouco sobre essa outra civilização que desde muito cedo me fascinara, talvez por ser o outro extremo da Pátria que me fizera e ia comigo,  sentimento tão forte que sabia nunca poder perder, mesmo que conseguisse fazer o exercício cristão e confuciano e kantiano de me coloca no lugar do outro.

Estudou Filosofia,  mas, como costuma dizer, não é um profissional da Filosofia, mas gosta de filosofar; pósgraduou-se em Relações Inter-Culturais;  ficou ligado a muitas e diversas realizações em Macau.

Animou muitas conversas em instituições diversas, desde universidades, clubes rotários, círculos de amigos e mesas de café; escreveu e publicou sobre o tema designadamente no Expresso e no Público; lê, pensa e sobretudo tem saudades.

ENTRADA LIVRE
Público-alvo: Público em geral