Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Apresentação do livro "Einstein e Lenine em Moscovo" | Ciência às Seis

19 de Outubro - 18h
14 outubro, 2021
Einstein e Lenine

Dia 19 de Outubro às 18h realiza-se presencialmente, a sessão de apresentação do livro "Einstein e Lenine em Moscovo: polémicas filosóficas da Ciência Soviética" publicado pela editora Parsifal, da autoria de Boris Hessen, com introdução, selecção de textos e tradução do físico Rui Borges, que será o convidado da sessão apresentado por Carlos Fiolhais.

Sessão inserida no ciclo "Ciência às Seis", iniciativa do RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, já em modo presencial, respeitando as normas sanitárias em vigor, destinada ao público em geral interessado em cultura científica.

SOBRE O LIVRO:

A chegada de Estaline ao poder deixou uma marca indelével na cultura e na
ciência russas. A música, a literatura e as belas-artes adoptaram os ditames do realismo socialista e as ciências sociais sofreram uma enorme transformação.
As ciências agrárias, sob a direção de Trofim Lysenko, marginalizaram a genética e a agricultura sofreu mudanças profundas. Um dos campos científicos que resistiu, e até prosperou, foi a física, que alcançou prestígio internacional através de cientistas como Igor Tamm ou Lev Landau.
Boris Hessen assume um papel decisivo neste processo. Contrariando aqueles
que atacavam o trabalho de Einstein ou Schrödinger como «ciência burguesa»
ou «idealismo», empenha-se na defesa da teoria da relatividade e da mecânica quântica, rejeitando qualquer tentativa de apreciar as novas teorias físicas com base nas convicções políticas ou filosóficas dos seus autores.
Os escritos de Boris Hessen aqui apresentados dão um testemunho precioso do
trabalho de um dos mais notáveis e influentes pensadores da era soviética.
Os textos foram seleccionados e traduzidos do russo por Rui Borges e são precedidos de uma introdução sobre a época e o trabalho de Hessen.

Biografia do autor e do coordenador da obra:
Boris Hessen
nasceu em 1883, em Elisavetgrad, Ucrânia. Notabilizou-se pelo seu trabalho nas áreas  da história e da filosofia da ciência. Militante comunista, foi uma das primeiras vítimas do terror estalinista, tendo sido preso e executado em 1936.

Rui Borges nasceu em 1973. Físico de formação, trabalhou como docente e investigador na Irlanda, Reino Unido, Brasil e Portugal. Em 2015 publicou "Boris Hessen – O Cientista Subversivo", com uma tradução do texto de Hessen "As Raízes Sociais e Económicas dos Principia de Newton".

Evento no Facebook

Notícia UC