A Matemática da Pandemia | Ciência às Seis (on-line)

20 de Julho - 18h
16 julho, 2021
A Matemática da Pandemia
© Rómulo CCVUC

Dia 20 de Julho às 18h, realiza-se via Plataforma Zoom, a palestra intitulada "A Matemática da Pandemia" com Jorge Buescu, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e moderação de Carlos Fiolhais, director do Rómulo.

Sessão inserida no ciclo Ciência às Seis on-line, iniciativa do RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, coordenado por Carlos Fiolhais e colaboração de António Piedade.

Destinada ao público em geral, a sessão é de participação livre e não necessita de inscrição.

Resumo da Palestra:

A pandemia da COVID-19, que foi declarada pela Organização Mundial de saúde em 11 de Março do ano passado, e que em Portugal já vai na quarta vaga, tem suscitado as atenções de investigadores  de várias disciplinas, a começar pela matemática, essa ciência básica que oferece modelos para  descrever a evolução epidemiológica. O que está por detrás desses modelos? Até que ponto são fiáveis? Qual o contributo da ciência para a compreensão por parte do público do papel da ciência na pandemia?

Biografia do Orador:

Jorge Buescu é licenciado em Física pela FCUL, Mestre em Matemática pelo IST e Doutor em Matemática pela Universidade de Warwick (Reino Unido). É Professor no Departamento de Matemática na Faculdade  de  Ciências da Universidade de  Lisboa,  desenvolvendo o seu trabalho de investigação sobretudo na área de Sistemas Dinâmicos. É autor de vários livros de divulgação na área da Matemática,  como "O mistério do Bilhete de Identidade e outras histórias" (2001), "Da falsificação de euros aos pequenos mundos"(2003), “O fim do mundo está próximo?” (2007) e “Casamentos e outros desencontros” (2011), todos eles saídos na Gradiva. Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática e é vice-presidente da Sociedade Europeia de Matemática.

Fotos no Facebook