"Como o ALMA ajudou a ver a sombra de um buraco-negro"

10 maio, 2019
Como o ALMA ajudou a ver a sombra de um buraco negro

Na próxima 5ª feira, dia 16 de Maio pelas 18h,  tem lugar no RÓMULO Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, no âmbito do Astrotalks, o ciclo de palestras organizado e dinamizado pelo SAC (Secção de Astronomia, Astrofísica e Astronáutica da AAC), a palestra "Como o ALMA ajudou a ver a sombra de um buraco-negro" com Hugo Messias.

SOBRE O PALESTRANTE
O Hugo Messias é Licenciado em Física (ramo Astronomia e Astrofísica) pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e Doutorado em Astronomia e Astrofísica pela Universidade de Lisboa.
Após o seu doutoramento, rumou ao Chile para trabalhar na Universidad de Concepción, com dados do maior radiotelescópio do mundo, o Atacama Large Millimeter Array (ALMA). Entre 2014 e 2016, ao abrigo de uma bolsa de pós-doutoramento da FCT, foi o Cientista responsável do Centro Português de Competências ALMA.
Atualmente, o Hugo trabalha como investigador no Observatório ALMA e colaborou no projecto EHT (Event Horizon Telescope) que revelou a primeira imagem de um buraco negro.

No passado dia 10 de Abril, o mundo ficou a saber como se parece a sombra de um buraco-negro super-massivo. O facto de se parecer tanto com as previsões mostra que estamos no caminho certo, mas parece que fica uma história por contar. Nesta apresentação, Hugo Messias irá falar sobre a minha experiência como astrónomo do observatório ALMA e como este foi a preça chave para este resultado, o que sabemos sobre M87* neste momento e o que fica ainda por determinar.

ENTRADA LIVRE
Público-alvo: Público em geral