Viver bem para envelhecer com saúde | Ciência às Seis (on-line)

1 de Fevereiro - 18h
Viver bem para envelhecer com saúde

Dia 1 de Fevereiro às 18h realiza-se via Zoom, a palestra intitulada "Viver bem para envelhecer com saúde" com João Malva, investigador principal na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC).

Sessão inserida no ciclo "Ciência às Seis", iniciativa do RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, destinada ao público em geral interessado em cultura científica, de participação livre e gratuita, não sendo necessária inscrição.

Acesso à sessão no Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81182038415
ou ID da reunião: 811 8203 8415

Resumo da Palestra: Somos aquilo que ditam os nossos genes e o resultado das nossas escolhas de vida. Adoptar e praticar estilos de vida saudáveis, ao longo de toda a vida, tem um impacto muito marcado na saúde, em particular na saúde das pessoas em idade avançada. A prática de atividade física, a cultura do corpo e da mente saudável, o equilíbrio na dieta, o cuidado com o sono, a cultura de redes sociais equilibradas e a curiosidade intelectual estão entre escolhas e comportamentos que promovem a saúde ou que, na sua ausência ou adoptadas erradamente, determinam a doença.

É necessário responder aos desafios das alterações demográficas, e do envelhecimento das populações, com respostas inovadoras para que o perfil da saúde no envelhecimento mude profundamente. Falaremos sobre redes colaborativas de inovação e centros de referência para o envelhecimento ativo e saudável como agentes de inovação para a mudança necessária no perfil do envelhecimento.

Biografia do Orador:

João Malva é Investigador Principal, com Agregação na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC). É responsável pelo Gabinete de Gestão de Projectos e Gestor de Ciência na FMUC. É Secretário da Assembleia de Representantes. Foi Vice-Director do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (iii) e coordenador científico do consórcio “Ageing@Coimbra” – Região Europeia de Referência para o Envelhecimento Activo e Saudável. Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências (2007-2011). Tem desenvolvido investigação no domínio das Neurociências com contribuições significativas nas temáticas da neuroprotecção, neuroinflamação e neurogénese na reparação cerebral. O seu impacto internacional reflecte-se na distinção como membro da European DANA Alliance for the Brain (ESAB), no seu factor h = 30 e nas mais de 2200 citações dos seus trabalhos científicos.

Links relacionados:

"Envelhecer sempre jovem" com João Malva