Apresentação do livro "Sonda o Meu Coração no Meio da Noite"

6 de Abril - 18h
Apresentação de livro

Dia 6 de Abril às 18h realiza-se no Rómulo - Centro Ciência viva da Universidade de Coimbra, a sessão de apresentação do livro "Sonda o Meu Coração no Meio da Noite: cartas de despedida e anotações da resistência ao Terceiro Reich (1933-1945)" publicado pela editora Guerra e Paz em 2021. A apresentação estará a cargo do físico Carlos Fiolhais.

Sessão realizada em parceria com o Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO).

SINOPSE DO LIVRO:

«Combateram a imposição da verdadeira noite, essa que chegara pela mão do Terceiro Reich e que é tão perfeitamente retratada pelo conde Helmuth James von Moltke na sua carta de despedida aos filhos. O não que estes justos disseram foi do tamanho que permitia a vida de cada um; e, portanto, todas as negações tiveram a mesma dimensão: o filho de agricultores que recusou alistar-se nas SS, a escritora que usou o seu dom como denúncia, o professor universitário que alertou os alunos, o sacerdote que fez do púlpito altar da consciência, o estudante de liceu membro da Resistência, os vários políticos, latifundiários e militares que participaram na intentona de 20 de Julho de 1944.
Todos combateram com a vida, pela vida. Um combate certamente político, sob a égide de diferentes ideologias, no que isso tem de mais puro: a valentia de não compactuar com a noite nazi. E também um combate religioso, porque combater com a vida, pela vida, era conquistar a eternidade.» Afonso Reis Cabral, no Prefácio.

Mais informação AQUI