Conferência de Natal 2021 do RÓMULO

14 de Dezembro - 17h
Conferência de Natal 2021

No próximo dia 14 de Dezembro o Rómulo promove a Conferência de Natal 2021.

Pelas 17h, realiza-se uma sessão de homenagem a António Manuel Baptista (1924-2015), professor de Física da Academia Militar e grande divulgador da ciência. Serão oradores o físico Carlos Fiolhais e a filha do homenageado Cristina Ovídio. Vão ser apresentados dois pequenos filmes de programas de António Manuel Baptista, num deles dizendo um poema seu.

Às 18h realiza-se a conferência sobre "A Música e a Ciência" (com exemplos ilustrativos), por Rui Vieira Nery, musicólogo, professor da Universidade Nova de Lisboa e dirigente da Fundação Gulbenkian.

A sessão é presencial, aberta a todos os interessados, sendo obrigatório o uso de máscara, seguindo todas as indicações sanitárias em vigor.

BIOGRAFIAS:
Rui Vieira Nery nasceu em Lisboa em 1957, filho do guitarrista Raul Nery. Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Santa Cecília e prosseguiu-os no Conservatório Nacional de Lisboa, onde foi aluno de Melina Rebelo (Piano), Constança Capdeville (Composição) e Macario Santiago Kastner (Musicologia e Interpretação de Música Antiga). É licenciado em História, pela Universidade de Lisboa (1980), e doutorado em Musicologia, pela Universidade do Texas (Austin) (1990), que frequentou como Fulbright Scholar e bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.  É autor de vasta bibliografia, entre a qual "Para uma história do fado". Recebeu o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal (2002) e o Prémio Universidade de Coimbra (2018).

António Manuel Baptista nasceu em 1924 em Almeirim. Físico, professor, divulgador de ciência. Ensinou Física e Medicina Nuclear, dirigiu o Laboratório de Isótopos do Instituto Português de Oncologia, o Centro de Estudos de Medicina Nuclear do Instituto de Alta Cultura e o Centro de Medicina Nuclear do Instituto Nacional de Investigação Científica. Trabalhou no Medical Research Council e no Royal Cancer Hospital de Londres, e no Argonne National Laboratory dos Estados Unidos. Desenvolveu intensa atividade de divulgação de ciência, incluindo a apresentação de programas de rádio e de televisão. Galardoado com o Prémio Imprensa em 1969 e o Prémio Vídeo da Televisão em 1981. É autor de vários livros, alguns dos quais na Gradiva. Sócio honorário da Sociedade Portuguesa de Física. Faleceu em Lisboa em junho de 2015.

Os vídeos de divulgação científica de António Manuel Baptista estão disponíveis em RTP Arquivos

Notícia UC