Psicologia da Desinformação | Ciência às Seis (on-line)

9 de Março - 18h
4 março, 2021
Psicologia da Desinformação
© Rómulo CCVUC

Dia 9 de Março às 18h, realiza-se via Plataforma Zoom, a palestra intitulada "Psicologia da Desinformação" com Nuno de Sá Teixeira, Professor do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.

Sessão inserida no ciclo "Ciência às Seis" online, iniciativa do RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, coordenado por Carlos Fiolhais e colaboração de António Piedade.

Destinada ao público em geral, a sessão é de participação livre e não necessita de inscrição. No fim da apresentação do orador, os participantes poderão colocar questões e fazer comentários.

Resumo da Palestra:

A desinformação, sob a forma de “Notícias Falsas”, encontrou nas modernas redes sociais um ambiente propício à sua disseminação. Sendo reconhecida como um problema contemporâneo há já vários anos, os efeitos adversos da desinformação nas redes sociais atingiram um pico com a actual pandemia, ameaçando minar os esforços colectivos no combate ao SARS-CoV-2. Dada a sua natureza manifestamente psicológica, a forma como interagimos com e nas redes sociais e, consequentemente, a forma como a desinformação nessas se propaga, pode ser compreendida (e solucionada) à luz das Ciências Cognitivas. Esta palestra ensaiará uma articulação entre vários pontos fulcrais acerca da forma como lemos, pensamos e agimos com base na informação das redes sociais, incluindo notícias falsas.

Biografia:

Nuno Alexandre de Sá Teixeira formou-se em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, e doutorou-se em Psicologia Experimental pela mesma instituição. Trabalhou como investigador doutorado no Departamento de Psicologia Experimental Geral da Universidade Johannes-Gutenberg, Mainz, Alemanha, no Instituto de Psicologia Cognitiva da Universidade de Coimbra e no Centro de Biomedicina Espacial da Universidade de Roma ‘Tor Vergata’, Itália.

É actualmente Professor Auxiliar Convidado no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, onde lecciona Raciocínio e Tomada de Decisão, Psicologia da Atenção e da Percepção, Psicologia da Emoção e da Motivação e Psicologia Social.

Artigo de 28 de Fevereiro de 2021 | "Uma vacina contra a Desinformação"

Fotos no Facebook