Alquimia, química e a unidade das coisas | Ciência às Seis (on-line)

23 de Fevereiro - 18h
17 fevereiro, 2021
© Rómulo CCVUC

Dia 23 de Fevereiro às 18h, realiza-se via Plataforma Zoom, a palestra intitulada "Alquimia, química e a unidade das coisas" com João Paiva, professor no Departamento de Química e Bioquímica e membro da Unidade de Ensino das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Sessão inserida no ciclo "Ciência às Seis" online, iniciativa do RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, coordenado por Carlos Fiolhais e colaboração de António Piedade.

Destinada ao público em geral, a sessão é de participação livre e não necessita de inscrição. No fim da apresentação do orador, os participantes poderão colocar questões e fazer comentários.

Resumo da Palestra:

Começando pela 'proto-química' que foi a alquimia, apresenta-se uma incursão despretensiosa e informal no mundo da química, no contexto científico, histórico, filosófico e cultural. Partindo de eventos históricos da química abrem-se janelas e, principalmente, lançam-se perguntas... As perguntas são, sempre, as precursoras da ciência e das nossas experiências de vida...

Biografia:

João Carlos de Matos Paiva é Professor Associado com Agregação (em Didática) no Departamento de Química e Bioquímica e membro da Unidade de Ensino das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. O seu principal interesse situa-se nas relações da ciência com outras áreas do saber - nomeadamente poesia, filosofia, religião, divulgação, sociologia e educação.

É coordenador do núcleo de "Educação, Comunicação de Ciência e Sociedade " do Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP). É autor de cerca de 30 livros, uma vintena dos quais são manuais escolares.

Fotos no Facebook

Notícias UC