Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Por mares nunca dantes navegados: à descoberta das origens da doença de Parkinson | Ciência às Seis (on-line)

11 de Maio - 18h
5 maio, 2021
Por mares nunca dantes navegados
© Rómulo CCVUC

Dia 11 de Maio às 18h, realiza-se via Plataforma Zoom, a palestra intitulada "Por mares nunca dantes navegados: à descoberta das origens da doença de Parkinson" com Tiago Fleming Outeiro, Professor Catedrático, Director do Departamento de Neurodegeneração Experimental, no Centro Médico Universitário da Universidade de Goettingen, Alemanha.

Sessão inserida no ciclo Ciência às Seis on-line, iniciativa do RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, coordenado por Carlos Fiolhais e colaboração de António Piedade.

Destinada ao público em geral, a sessão é de participação livre e não necessita de inscrição. No fim da apresentação do orador, os participantes poderão colocar questões e fazer comentários.

Resumo da Palestra: 

A pandemia, o tema dominante da atualidade, mudou as nossas vidas. Mudou a forma como nos relacionamos, como vivemos, e como viajamos. Mudou a percepção que temos do mundo, e agudizou problemas sociais, económicos, e sanitários.
Mudou as manifestações artísticas e culturais, e mudou também a forma como fazemos ciência. Mas mostrou que, quando as sociedades se unem e investem, a ciência e o conhecimento ajudam a achar soluções para os problemas.
As doenças neurodegenerativas, como Parkinson, Alzheimer, ou esclerose lateral amiotrófica, são problemas sérios, afetando milhões de pessoas em todo o mundo, e continuam sem tratamentos eficazes. Assim, importa estudar a base molecular dessas doenças, no sentido de achar novos mecanismos e alvos para possíveis intervenções terapêuticas.
Como escreveu Fernando Pessoa, "O homem é do tamanho do seu sonho". Devemos alimentar aqueles que ousam sonhar, para que possam voar e fazer o mundo avançar.

Biografia do Orador:

Tiago Outeiro é licenciado em Bioquímica pela Universidade do Porto, em Portugal. Realizou a sua tese de doutoramento no Whitehead Institute for Biomedical research – MIT, em Boston, nos Estados Unidos. Foi depois investigador postdoc na MGH-Harvard Medical School, na mesma cidade. Em 2007, iniciou o seu grupo de investigação no Instituto de Medicina Molecular em Lisboa, que liderou até 2014. Desde Outubro de 2010, é Professor Catedrático e Director do Departamento de Neurodegeneração Experimental do Centro Médico Universitário em Goettingen, na Alemanha. Desde Novembro de 2017 é também Professor Catedrático de Neurociências na Universidade de Newcastle no Reino Unido. Desde Novembro de 2019, é Professor Visitante do Instituto de Química na Universidade Federal do Rio de Janeiro no Brasil. É também Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Evento no Facebook

Notícias UC