Ciência às Seis (online) | Plasticofobia
Dia 19 de Janeiro, às 18h realiza-se via Plataforma Zoom, a palestra inserida no ciclo "Ciência às Seis" intitulada "Plasticofobia" com Maria Elvira Callapez, especialista em história dos plásticos e investigadora do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIUHCT).
Sessão inserida no ciclo Ciência às Seis online, iniciativa do RÓMULO, coordenado por Carlos Fiolhais e colaboração de António Piedade.
Destinada ao público em geral, a sessão é de participação livre e não necessita de inscrição. No fim da apresentação da oradora, os participantes poderão colocar questões e fazer comentários.
RESUMO DA PALESTRA:
O plástico é um material que existe há pouco mais de um século, permitindo o acesso a uma ampla gama de benefícios sociais e económicos em diversos campos, tendo-se tornado desde cedo, um componente básico para o fabrico de inúmeros produtos/objectos do dia-a-dia.
Quando os plásticos se tornaram comercialmente disponíveis, foram considerados um material milagroso, um exemplo excepcional de engenharia, alcançando o status único de um material indispensável para o estilo de vida moderno.
Hoje em dia, o plástico é considerado, por alguns, como inimigo. Nesta reunião, abordaremos a ‘história do plástico’, as controvérsias à volta do seu impacto ambiental e os benefícios na utilização de produtos plásticos durante estes tempos difíceis, de pandemia da COVID 19 causada pelo vírus SARS-CoV-2.
Biografia resumida:
Maria Elvira Callapez é Ph.D. em História e Filosofia da Ciência (2002). De 2004 a 2007, fez pós-doutoramento na Universidade da Califórnia, Berkeley, onde será uma investigadora visitante de Março de 2021 a Março de 2022. Lecionou em programas de mestrado e doutorado. É membro da comissão executiva do Comité Internacional para a História da Tecnologia desde 2011. É bolseira de investigação no Centro Interuniversitário de História da Ciência e Tecnologia. É Investigadora Principal de um projecto de investigação premiado sobre Contributos para uma História dos Plásticos em Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. A exposição Plasticidade - uma História dos Plásticos em Portugal no Museu de Leiria, fruto do seu projecto "O Triunfo da Baquelite - Contribuições para uma História do Plástico em Portugal", recebeu o Prémio Dibner de Excelência em Exposições de Museus 2019 e mais quatro prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM) em Dezembro de 2020.
Um olhar sobre as histórias dos plásticos | Sic Notícias