Envelhecer sempre jovem? A Neurogénese e a Memória | Ciência às Seis (online)

23 de Junho - 18h
17 junho, 2020
envelhecer

Dia 23 de Junho, às 18h, realiza-se via Plataforma Zoom, a palestra "Envelhecer sempre jovem? A Neurogénese e a Memória" com João Malva, Investigador Coordenador da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Palestra inserida no ciclo de palestras de divulgação científica para o público em geral, Ciência às Seis, coordenado por António Piedade, bioquímico e divulgador de ciência.

RESUMO DA PALESTRA:

Nesta palestra iremos abordar os desafios relacionados com as alterações demográficas e com o envelhecimento das populações. Iremos discutir a saúde e a doença na idade avançada e a necessidade imperiosa de valorizar a promoção da saúde, ao longo de toda a vida, através da adoção de estilos de vida saudáveis. Envelhecer é uma inevitabilidade, mas a doença não é inevitável. Se é importante dar mais anos à vida, veremos que é ainda mais importante dar mais vida aos anos.

NOTA BIOGRÁFICA:

João José Oliveira Malva, desempenha funções de Investigador Coordenador da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Licenciado em Biologia (1987), Doutor em Biologia Celular  (1997), obteve a sua Agregação em Ciências da Saúde , no ramo de Biomedicina (2009), pela Universidade de Coimbra. A sua carreira científica tem-se desenvolvido no domínio das Neurociências e no encontro de novas soluções inovadoras para responder aos desafios da sociedade relacionados com o envelhecimento. Coordena o grupo de investigação “Vida Saudável e Envelhecimento Ativo” no Instituto de Imagem Biomédica e Ciências da Vida (iCBR), da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Nos últimos anos destacou-se como neurocientista, como criador de redes no domínio do envelhecimento e coordenador de projetos estratégicos; tais como o consórcio Ageing@Coimbra, o projeto H2020 ERA Chair (ERA@UC), o projeto H2020 teaming do Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento (MIA-Portugal), ou a Escola Europeia de Doutoramento em Envelhecimento EIT Health, entre outros.

Foi “Director Adjunto” do consórcio EIT-Health InnoStars (2015). Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências (2007-2011) e é membro (desde 2006) da European Dana Alliance for the Brain  (EDAB).

Foi Secretário da Assembleia da Faculdade de Medicina (2009-2015) e Vice-Diretor do Instituto de Investigação Interdisciplinar  (2013-2015) da Universidade de Coimbra, e ainda membro do Conselho Científico da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (2015-2017).

Evento no Facebook