A Pseudociência Ataca de Novo
            Na próxima quinta-feira, dia 26 de Setembro, pelas 18h00, realiza-se no RÓMULO Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra a palestra "A Pseudociência ataca de novo" com David Marçal, Bioquímico e Divulgador de Ciência. A sessão será moderada pelo director do RÓMULO, Professor Carlos Fiolhais.
O bioquímico David Marçal é um dos mais activos divulgadores de ciência e combatente da causa científica. Em particular, tem, em vários média – jornais, rádio e televisão – chamado a atenção para os perigos sociais da pseudociência, como as “medicinas alternativas”, que têm ganho expressão em Portugal. Os vendedores de “banha da cobra” estão sempre a arranjar maneira de vender os seus produtos a quem lher quiser dar ouvidos, fazendo passar por científico aquilo que de científica nada tem.
O RÓMULO convida a vir ouvir as denúncias de David Marçal dos vários tipos de
imposturas, algumas infelizmente com chancela legal.
A entrada é livre e destinada ao público em geral interessado nas questões de Ciência e Falsa Ciência.
BIOGRAFIA SUMÁRIA:
David Marçal é licenciado em Química Aplicada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (2000) e doutorado em Bioquímica Estrutural pela Universidade Nova de Lisboa (2008). 
Em 2006 foi jornalista de ciência do Público, no âmbito do programa “Cientistas na redacção”. 
Em 2009 iniciou um pós-doutoramento em comunicação de ciência (sob a supervisão de Carlos Fiolhais) com um projecto que visa recorrer ao teatro e ao humor para comunicar ciência, tendo criado vários espectáculos nesse âmbito. Em 2009 fundou os “Cientistas de Pé”, um grupo de stand up comedy com cientistas. Nesse ano foi co-autor do espectáculo de teatro-fórum  De que falamos quando falamos de cientistas, levado à cena no Teatro Nacional D. Maria II.
É autor dos monólogos satíricos Stupid Design; (2009) e Método do Bosão de Higgs (2010), ambos criado para o Museu de Ciência da Universidade de Coimbra. 
Em 2010 foi coordenador das actividades de teatro em Lisboa, realizadas para a Noite Europeia dos Investigadores. É autor de vários livros, o último dos quais é “Os inimigos da ciência”, com Carlos Fiolhais (Gradiva). Venceu o Prémio Químicos Jovens, promovido pela Sociedade Portuguesa de Química e pela Gradiva, com um artigo de divulgação científica. No mesmo ano venceu o Prémio Ideias Verdes, promovido pela Fundação Luso e pelo Jornal Expresso, com o projecto "Cientistas de Pé".
Dirige o projecto GPS – Global Portuguese Scientists da Fundação Francisco Manuel dos Santos e é comissário do Mês da Educação e Comissário do Mês da Ciência e Educação. É colaborador do Pavilhão do Conhecimento na promoção da cultura científica.
Contactos:
RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra
Maria Manuela Serra e Silva
e-mail: ccvromulocarvalho@gmail.com
Tel.: 239 410 699