Ondas gravitacionais: ‘ouvir’ o Universo | PodSAC

19 maio, 2021
Ondas Gravitacionais
© Rómulo CCVUC

Dia 25 de Maio às 18h, em co-organização com a Secção de Astronomia da Associação Académica de Coimbra - SAC, realiza-se via Plataforma Zoom, a palestra intitulada "Ondas gravitacionais: ‘ouvir’ o Universo" proferida por Carlos Fiolhais, Professor de Física e Director do Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra e com moderação de Luís Januário e Diogo Eufrásio, membros da SAC.

Esta sessão inserida no PodSAC, destina-se a todo o público com interesse em questões de astrofísica, mas muito em especial os estudantes de ciências. A participação é livre e sem necessidade de inscrição. No final, haverá oportunidade de diálogo com os participantes.

Resumo da Palestra:

As ondas gravitacionais são oscilações do espaço-tempo que Einstein previu em 1916 como consequência da sua teoria da relatividade geral e que só recentemente, em 2015, foram detectadas por um observatório nos Estados Unidos construído propositadamente para o efeito (LIGO). A primeira observação resultou da fusão de dois buracos negros com algumas dezenas de massas solares para darem origem a um único superburaco negro. Foi a primeira prova directa da existência de buracos negros. A descoberta, que foi recompensada com o Prémio Nobel da Física de 2017, abriu as portas a novas possibilidades de percepção do Universo: até agora só podíamos vê-lo, agora podemos também, num certo sentido, “ouvi-lo”.

Breve Biografia:

Carlos Fiolhais nasceu em Lisboa em 1956. Licenciado em Física na Universidade de Coimbra e doutorado em Física Teórica na Universidade Goethe, em Frankfurt, Alemanha, em 1982, é professor catedrático de Física na Universidade de Coimbra desde 2000. Foi professor convidado em universidades de Portugal, Brasil e Estados Unidos. Publicou mais de 60 livros. É autor de mais de 150 artigos científicos (um dos quais com mais de 20.000 citações, o mais citado de cientistas em Portugal). Foi director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Ganhou vários prémios, entre os quais o Globo de Ouro de Mérito e Excelência em Ciência de 2004 atribuído pela televisão SIC em 2005 (o único Globo de Ouro em ciência atribuído até hoje).

Evento no Facebook

Notícias UC