"Cristóvão Colon e o corsário coimbrão Pedro Ataíde"

11 fevereiro, 2019
Cristóvão Colon

O MISTÉRIO DE CRISTÓVÂO COLOMBO NO RÓMULO

No próximo dia 28 de Fevereiro, 5ª feira, pelas 18 horas, no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, Fernando Branco, professor catedrático de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico de Lisboa, virá falar sobre “Cristóvão Colón e o corsário coimbrão Pedro Ataíde”. Estarão presentes para comentar Eugénia Cunha (professora de Antropologia da Universidade de Coimbra) e Francisco Corte Real (director do Instituto de Medician Legal). A sessão, que será moderada pelo físico Carlos Fiolhais (director do Centro).

SINOPSE
Persistem hoje muitas dúvidas sobre quem foi Cristóvão Colombo. Embora apenas como historiador amador, uma vez que profissionalmente é professor de Engenharia, Fernando Branco dedicou-se a estudar o assunto, tendo publicado um livro (Cristóvão Colon, Nobre Português, 2012) e concluído que o navegador Colombo não pode ser o tecelão genovês que tem sido associado a ele. Segundo Branco, o mais provável é ter sido um corsário nascido em Coimbra, de seu nome Pedro Ataíde. Admite que possa estar enganado, mas há um meio de confirmar ou desmentir a sua tese: o exame do ADN de familiares de Ataíde que estão sepultados numa igreja em Castanheira do Ribatejo. É aí que entram os peritos de antropologia e Medicina legal...

Ver resumo alargado em anexo

BIOGRAFIA
Fernando Branco é Professor Catedrático de Engenharia no IST, foi Presidente do ECCE (European Council of Civil Engineers) e Presidente da IABSE (International Association for Bridge and Structural Engineering). Autor e co-autor de mais de 300 publicações científicas e de 14 livros de engenharia, e consultor de grandes obras públicas como a Ponte de S. Joao (Rio Douro), a Ponte Internacional do Guadiana (Espanha), ou a Ponte Vasco da Gama.
A investigação está no seu ADN pelo que tem estudado as origens de Cristóvão Colon e também tem estudado os painéis de São Vicente.

Para mais informações:
RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra