Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Lá se fazem, cá se pagam? Estórias de bactérias que se tornaram resistentes aos antibióticos… | Ciência às Seis (online)

12 de Outubro - 18h
29 setembro, 2020
Bacterias

Dia 12 de Outubro, às 18h, realiza-se via Plataforma Zoom, a palestra intitulada "Lá se fazem, cá se pagam? Estórias de bactérias que se tornaram resistentes aos antibióticos…", com Célia Manaia, Docente e investigadora da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto.

Esta palestra é uma reposição do ciclo de palestras de divulgação científica para o público em geral, Ciência às Seis, coordenado por António Piedade, bioquímico e divulgador de ciência, que foi adiada devido à Pandemia de COVID-19.

RESUMO DA PALESTRA:

A proliferação e dispersão de bactérias resistentes a antibióticos ensombra os grandes sucessos alcançados pela medicina ao longo dos últimos anos. Decorridos quase 80 anos sobre o uso regular de antibióticos, as bactérias resistentes aos antibióticos e os seus genes têm-se dispersado a nível global, atingindo humanos e animais e contaminando o ambiente. O perigo que representam é agravado pela reconhecida capacidade de propagação e adaptação que caracteriza as bactérias. Uma estimativa recente postulava que em 2050 as infeções causadas por agentes resistentes a antimicrobianos matarão mais do que os acidentes de tráfego ou o cancro. Na certeza de que a Ciência será capaz de trazer soluções para resolver este problema, é tempo de reflectir como é que se chegou a este ponto e que lições podemos tirar para o futuro. 

Evento no Facebook