Ciência às Seis (online) | O Prémio Nobel da Física 2020

12 Janeiro - 18h
7 janeiro
Prémio Nobel da Física 2020

Dia 12 de Janeiro, às 18h, realiza-se via Plataforma Zoom, a palestra inserida no ciclo "Ciência às Seis" intitulada "O Prémio Nobel da Física 2020" com Carlos Fiolhais, professor do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e director do Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra.

Sessão inserida no ciclo Ciência às Seis online, iniciativa do RÓMULO, coordenado por Carlos Fiolhais e colaboração de António Piedade.

Destinada ao público em geral, a sessão é de participação livre e não necessita de inscrição. No fim da apresentação do orador, os participantes poderão colocar questões e fazer comentários.

RESUMO DA PALESTRA:

O Prémio Nobel da Física de 2020 foi atribuído a três físicos: metade para o físico teórico britânico Roger Penrose pela sua demonstração rigorosa da possibilidade de buracos negros no quadro da teoria da relatividade geral de Einstein e a outra metade para dois astrofísicos, o alemão Reinhard Genzel e a norte-americana Andrea Ghez (a 4.ª mulher a receber o Nobel da Física!), que observaram as órbitas de estrelas muito próximas do centro da nossa Galáxia, concluindo que este era ocupado por um buraco negro supermaciço, com quatro milhões de massas solares num espaço equivalente ao do sistema solar.

Contar-se-á a história do nosso conhecimento progressivo dos buracos negros, incluindo as contribuições de Stephen Hawking, que nunca ganhou o Nobel. E contar-se-á também como tem sido a carreira científica e não só dos físicos agora premiados. Será acentuado o papel da crítica e da polémica no processo científico.

Biografia resumida do Orador:

Carlos Fiolhais nasceu em Lisboa, em 1956. Licenciou-se em Física na Universidade de Coimbra (1978) e doutorou-se em Física Teórica na Universidade Goethe, Frankfurt (1982). É professor catedrático no Departamento de Física da Universidade de Coimbra desde 2000. Foi professor convidado em universidades do Brasil e EUA. É autor de vários livros pedagógicos e de divulgação científica e de numerosos artigos científicos, pedagógicos e de divulgação. O seu último livro, com David Marçal, “Apanhados e pelo vírus: Factos e mitos acerca do COVID-19”.

Ganhou os Prémios: José Mariano Gago da Sociedade Portuguesa de Autores (2018), Ciência Viva-Montepio (2017), o Globo de Ouro de Mérito e Excelência em Ciência da SIC (2005), a Ordem do Infante D. Henrique (2005), Inovação do Forum III Milénio (2006) e Rómulo de Carvalho da Universidade de Évora (2006). Foi director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e Coordenador da área do Conhecimento da Fundação Francisco Manuel dos Santos. É director do Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra e da colecção Ciência Aberta da Gradiva.

Evento no Facebook